Pesquisar para crer - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 20/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Durante a Idade Média o conhecimento era alcançado por meio da religião, entretanto, segundo René Descartes (Vírgula) os sentidos humanos e os pensamentos religiosos não alcançam a verdade. Com o Iluminismo (Vírgula) a razão e a ciência tomaram forma no mundo, mesmo assim nos dias atuais grupos negacionistas estão criando forças na sociedade, trazendo como problemas a invalidação das pesquisas científicas e a volta de doenças já combatidas. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) No decorrer da pandemia pelo Covid-19, diversas notícias falsas percorrem a internet, invalidando as pesquisas da ciência. Como exemplo disso: grupos conservadores seguem negando a importância do distanciamento social e do uso da máscara para combater o contágio da doença. Tais afirmações sem fundamento estão dificultando o fim da doença, pois sem as medidas de prevenção o número de casos e mortes só aumentam. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, doenças já erradicadas por meio da vacinação estão retornando no Brasil, como o sarampo que voltou em 2019 mesmo havendo vacina. Isso se deve ao fato de grupos "antivacina" espalharem nos últimos anos que as vacinas geram efeitos colaterais como autismo nas crianças, sem base científica confiável, assim esses grupos constituem crime contra a saúde coletiva. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)


(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, é necessário criar medidas para combater o negacionismo no Brasil, cabendo à OMS (Desenvolva a sigla) e ao Ministério da Saúde ampliarem (Boa. Apresentou o agente) as campanhas de vacinação, com mais engajamento e mostrando as consequências da não vacinação. Ademais, o Ministério da Educação deve inserir na grade curricular aulas e debates que influenciem a busca pela ciência e por informações verídicas, para que assim a sociedade abandone o senso comum e adquira o senso crítico.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200