Na ciência, o negacionismo é definido como a rejeição de conceitos básicos e incontestáveis, apoiados por consenso científico, em detrimento de ideias radicais e controversas. O maior exemplo disso na atualidade brasileira é o próprio presidente da nação negar a importância da vacinação frente a pandemia do covid-19, custando milhares de vidas. Diante desse contexto, é notório que o negacionismo científico causa prejuízos tanto a saúde quanto, ainda, a educação dos brasileiros. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Quanto ao primeiro ponto, é importante perceber que o negacionismo científico está intimamente relacionado as fake news, ou seja, o compartilhamento de desinformação ou boatos através, principalmente, das redes sociais. Um reflexo disso está no fato de que, segundo o jornal Uol, no Brasil, o sarampo retornou em 2019 e a vacinação contra a poliomielite, que desde 1990 estava controlada, em 2016 não atingiu sua meta. (Ideias fragmentadas) Pois o movimento antivacina, que não possui nenhum embasamento, tem feito o índice de vacinação cair e doenças contagiosas erradicadas ou perto disso voltaram a aparecer. Observar um cenário como esse é avistar um quadro de retrocesso (Vírgula) sofrimento e riscos. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é correto afirmar que a educação está sendo negligenciada pela ação do negacionismo científico. (Ideias fragmentadas) Uma vez que o Brasil tomou a decisão de fazer cortes inimagináveis em universidades federais responsáveis por pesquisas capazes de melhorar consideravelmente as condições de vida da população. A exemplo disso está a pele de tilápia usada no tratamento de queimaduras, desenvolvida na universidade federal do Ceará, mas que já é utilizada em outras partes do mundo. Logo, negar conhecimento é reconhecer a ignorância, a educação deve ser vista como um valor e a ciência como um recurso a ser explorado. (Ótimas discussões)
(Boa estratégia coesiva) A par das considerações feitas, cabe refletir sobre iniciativas capazes de combater o negacionismo científico no Brasil. Diante disso, o MEC - Ministério da Educação, órgão responsável pela legislação e regulamentação da educação no Brasil - deve (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) adotar uma democracia direta, isto significada, (Sem vírgula) uma organização na qual todos os cidadãos podem participar diretamente do processo de tomada de decisões. Isso dentro da sua capacidade de compreensão, desmistificando jargões científicos. Afinal, é natural que o desconhecido assuste, e uma decisão como essa significa estar ao lado do progresso e da educação, dito que o conhecimento não deve ser de propriedade apenas dos cientistas. Com essa finalidade, todos os brasileiros sentir-se-ão representados.
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |