Efeitos do comportamento Negacionista na sociedade - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 20/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Negacionismo é resultado do medo, que mesmo inconsciente, se baseia em informações falsas ou distorcidas, que encontra como forma de escapismo e defesa a negação como fuga da realidade desconfortável. Diante disso, na realidade brasileira, esse comportamento é um sério problema para a saúde no país. Dentre tantos fatores relevantes temos: o alto índice de fake news no Brasil e o ressurgimento de enfermidades já controladas no país. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, sabe-se que o crescimento de informações falsas é uma das causas da disseminação desse comportamento. Segundo o Presidente da República Jair Bolsonaro, o medicamento hidroxicloroquina, sendo indicado para o tratamento da Malária, curaria quase 90% dos pacientes de Covid- 19. A Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia ( SPPT) alerta que a inalação deste medicamento é perigosa ao sistema respiratório e explica que o comprimido tem componentes que podem agredir o pulmão. Portanto, a nebulização de hidroxicloroquina é totalmente contraindicada. Sendo assim, é preciso desacelerar o ritmo de fake news para que menos pessoas apoiem ou acreditem em falas negacionistas. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o ressurgimento de enfermidades é outro fator que contribui para o agravamento do negacionismo. No século 20, o presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, e sua ministra da saúde, (Sem vírgula) negaram a gravidade do vírus HIV e indicaram que se alimentar de legumes era o suficiente para se proteger do vírus. Atualmente o país possui 20% de infectados. ​De acordo com Deivisson Vianna, médico e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a população está recebendo as consequências da falta de planejamento e gestão por parte do governo federal. Além disso, a falta de planejamento, problemas de gestão, sucateamento do sistema de saúde , (Sem vírgula) são outros problemas que agravam mais a situação da saúde no país. Logo, é crucial que o governo destine maiores verbas para a rede pública de saúde. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para efetivar a queda do negacionismo no Brasil é necessário que o governo- órgão responsável pelos Três Poderes- invista (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) mais na educação, na saúde e espalhar conhecimentos em parceria com o Ministério da Saúde e o MEC (Desenvolva a sigla) por meio de verbas governamentais, a fim de desacelerar o nível de vítimas e atos do negacionismo científico na sociedade. Só assim o negacionismo que assola a realidade brasileira se extinguirá.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200