A hipocrisia do negacionismo. - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 20/05/2021

Status:

Corrigida
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No tangente as grandes massas populares, por diversas oportunidades encontram-se pensamentos e conceitos que, em sua essência, destilam sabedoria e conhecimento, se analisadas do ponto de vista filosófico, como é o caso do ditado popular: “o pior cego é aquele que não quer enxergar”. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) O provérbio citado (Vírgula) de alguma maneira (Vírgula) se relaciona com o tema proposto, pois os tais que na atualidade negam as ações benéficas da ciência para a sociedade, na maioria das vezes há em suas mãos um aparelho celular, fruto do aprimoramento e da evolução da invenção do cientista Alexander Graham Bell, no longínquo século XlX. Muitos dos negacionistas em algum tempo de suas vidas já adoeceram, e foram tratados com medicamentos oriundos do esforço diário da ciência medicinal, que devem parte de seus esforços a homens que outrora se dedicaram em descobrir alguns fatos essenciais para o tratamento de doenças praticamente extintas na atualidade (ou pelo menos deveria assim ser), como Alexander Fleming, na descoberta da penicilina (Vírgula) e Louis Pasteur, que praticamente inventou a vacina e contribuiu para diversas outras medidas relacionadas à medicina e a química. Enfim, seria enfadonho e se perderia o foco do tema proposto, (Sem vírgula) se citados fossem todos os que contribuíram para o avanço da ciência, e continuam contribuindo, neste exato momento, muitos profissionais desta área essencial para o mundo contemporâneo. (Não compreende a estrutura do texto) 

(Melhore a estratégia coesiva) Considerem-se os atuais meios de comunicação, maiormente as redes sociais, como uma grande fonte de disseminação de doutrinas e pensamentos individuais de cada cidadão, para deliberadamente expor os seus “achismos” e pleiteá-los de maneira irrevogável, causando por vezes discussões acaloradas e influências, direta e indiretamente, aos demais usuários. Ambiente propício para o surgimento de grupos sociais das mais variadas intenções, dentre estes, os negacionistas. (Abordagem superficial)

(Melhore a estratégia coesiva) Ao confrontar a ciência de maneira débil, tais pessoas, em grande número, não prejudicam somente os de sua convivência cotidiana, mas eventualmente prejudicam todos do meio social em que convivem. Por exemplo, ao questionar e se abster de vacinações de doenças que outrora já estavam controladas pela eficiência do programa de imunizações, causa a toda federação um ônus maléfico, pois o surto de qualquer doença demanda de recursos e esforços provenientes do Poder Público (sem mencionar os danos morais e emocionais causados a população envolvida nos malefícios da doença, como observa-se nos dias atuais). Portanto, o Estado deve se ater a obrigação de reger os seus cidadãos de maneira eficaz e competente, redigindo leis e decretos severos que combatam e punam os disseminadores de informações falsas e prejudiciais ao trabalho científico, que no âmbito da medicina, (Sem vírgula) é de valor imprescindível para qualquer nação que se considere civilizada. Há de se considerar (Vírgula) igualmente, o incentivo por parte do Estado, através de leis e programas sociais, do ingresso de jovens profissionais na área de atuação da ciência, pois igualmente é essencial ao crescimento da nação. (Não compreende a estrutura do texto) 

(Melhore a estratégia coesiva) Muitos dos que hoje gozam da vida adulta de maneira plena e saudável, (Sem vírgula) devem aos pais o fato de os terem encaminhados ao programa de imunizações de doenças, fruto da ciência, que livrou a muitos de doenças atualmente questionadas pelos mesmos. 

Comentários do corretor


Cuidado: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200