O atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, questionou várias vezes o que foi dito pela ciência. Isso ficou bem claro no início da propagação desenfreada de coronavírus no país, ao a qual Bolsonaro defendeu o uso de cloroquina contra a doença mesmo sem nenhum estudo científico confirmando a eficácia dela e descumprindo todas as medidas de isolamento social. Tendo isso em vista, é necessário eliminar todos esses questionamentos culturais em torno da ciência e que lutam totalmente contra os benefícios dela. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Reveja o conectivo mais adequado) Dessa maneira, o negacionismo contra a ciência na sociedade se torna cada vez mais presente e parte cultural desse território, ainda mais quando uma pessoa de extrema influência minimiza os efeitos positivos desse estudo mais que necessário para a população. Assim, como (Vírgula) por exemplo, o presidente da África do Sul e sua ministra da saúde durante o surto de Aids, negando a gravidade do problema, ao (Melhore a progressão de ideias) o qual hoje é o país com mais contaminações da doença, estimando cerca de 20% da população, de acordo com os dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com Ralph Waldo Emerson: “a maior riqueza é a saúde”, assim, não há onde tenha saúde que não tenha a ciência, já que ela possibilita avanços importantes na vida e bem-estar de cada cidadão – seja na saúde, alimentação ou do ambiente em si-, impedindo que cada vez mais novas doenças contagiosas surgem surjam e se espalhem pelo mundo. (Explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Com isso, é preciso estabelecer parâmetros que possibilitem cada vez mais o acesso da população ao conhecimento dos benefícios dessa ciência. Dessa forma, cabe ao governo (Vírgula) junto com a OMS, promover (Muito bem. Apresentou o agente) campanhas de conscientização e propagar cada vez mais o conhecimento científico, por meio de cartazes e propagandas televisivas, com o intuito de levar esse saber para mais pessoas. Assim, a ciência terá toda a sua valorização merecida, propiciando cada vez mais a população, da mesma forma que foi dito por Ralph.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |