Negacionismo e seus efeitos colaterais - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 20/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No que se refere às consequências do negacionismo para a sociedade, fica nítido ser um grave problema de escala global, não apenas algo que ocorre em um local específico. Dentre os muitos efeitos desta ameaça, destaca-se o agravamento da questão pública de saúde (Vírgula) principalmente para os grupos mais vulneráveis, além de ser um empecilho futuro para o combate de enfermidades que surgirem, contribuindo assim para um retrocesso nos campos científicos, pondo em risco todo o mundo. (Melhore a contextualização)

(Boa estratégia coesiva) Certamente, as pessoas mais afetadas com essas atitudes de negar a ciência são os grupos que estão em vulnerabilidade social, por justamente terem uma enorme dificuldade de acesso aos hospitais, postos de saúde, como também, (Sem vírgula) a precariedade dos locais em que vivem, sem nenhuma estrutura básica. De acordo com os estudos feitos pelo Instituto Trata Brasil, um dos principais entraves para uma melhor qualidade de vida da maioria dos brasileiros, (Sem vírgula) está diretamente relacionado com a falta de serviços de saneamento básico, muito comum em comunidades periféricas. (As discussões precisam ser mais exploradas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, destaca-se o enfraquecimento dos sistemas de saúde, visto que (Vírgula) se a população não estiver disposta a obedecer às orientações médicas, será uma grande dificuldade para o combate de alguma epidemia que apareça. Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), caso a população não siga as medidas de distanciamento, o uso de certos equipamentos e o não recebimento da vacina, (Sem vírgula) são fatores significativos para que certos tipos de doenças se desenvolvam e tenham um exagerado número de mortes. ​(Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, percebe-se uma falta de controle do Estado e dos órgãos de saúde, dado que o negacionismo cada vez mais tem ganhado força, por consequência gerando inúmeros malefícios para a sociedade. Se torna necessário atitudes dos órgãos de saúde locais e do Estado ​​​​​​​(Muito bem. Apresentou o agente), como criação de postos de saúde em regiões periféricas, além de uma rede de saneamento básico para todos. Bem como o combate a propagação de notícias falsas, sendo papel dos poderes legislativos e jurídicos, a criação de novas leis que combatam o compartilhamento dessas notícias falsas, por conseguinte uma conscientização da população, tal como um cumprimento eficaz dessas normas.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200