A CIÊNCIA É FUNDAMENTAL - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 20/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A globalização- processo de expansão política e cultural- intensificou as relações de comunicação, bem como auxiliou no desenvolvimento tecnológico tornando a informação instantânea e próxima. No entanto, tal conjuntura encontra-se fragilizada, haja vista que o negacionismo científico se amplia na sociedade e os seus efeitos são alarmantes. Isso ocorre não só em razão da desinformação social, mas também de falhas no sistema educacional. Assim, é imprescindível a mudança dessa situação, o que pressupõe uma discussão. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Diante desse cenário, apesar do avanço da tecnologia (Vírgula) nem todos os indivíduos têm acesso à informação científica. Esse fenômeno é retratado pelo escritor Gilberto Dimenstein, em sua obra “Cidadãos de Papel”, no que tange a inefetividade dos direitos constitucionais, sobretudo, (Sem vírgula) na desigualdade de oferta dos benefícios normativos. Nesse contexto, a ausência de notícias legítimas do campo científico que tenham fácil acesso para a população, principalmente, (Sem vírgula) periférica (Vírgula) contribui para o negacionismo. Consequentemente, a volta de enfermidades antes erradicadas e o uso de produtos sem nenhuma base científica, por exemplo, se tornam constantes. Dessa forma, é indispensável reverter esse panorama para que a informação verdade chegue aos lares brasileiros e a ciência seja exaltada. (Delimite as discussões) 

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, vale ressaltar que o modo como a educação é lecionada amplia pouco a área científica nas escolas. Sob esse viés, os colégios prezam mais por conteúdos técnicos em detrimento de um pensamento crítico proporcionada pela ciência, ou seja, debates sobre a profissão do cientista e os processos aplicados nesse ramo são fundamentais para evitar o negacionismo (Melhore a construção dessa ideia). Nesse sentido, o educador Paulo Freire defende que a educação é a porta para a mudança social e, sem ela, estaremos desamparados, o que revela a importância da escola como meio difusor de conhecimentos. (Delimite e explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas para mitigar e superar o impasse. Urge que Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio de verbas governamentais, crie ​​​​​​​(Muito bem. Apresentou o agente) um site na internet e divulgue mensalmente projetos e estudos científicos em uma linguagem acessível para o corpo social, com o fito de democratizar a informação. Ademais, o Ministério da Educação deve realizar palestras no âmbito escolar, por intermédio de atividades pedagógicas com a participação de cientistas e professores de Biologia e Química, os quais dissertem acerca da relevância da ciência e sua utilidade, a fim de romper a barreira de negação dessa disciplina. Espera-se, com isso, a efetivação da globalização como propulsora de progresso junto à prosperidade de um legado social.

Comentários do corretor


Cuidado: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200