No filme “O menino que descobriu o vento” é apresentado como William, estudante de uma aldeia que passava por um período de seca, tem suas idéias ideias, (Sem vírgula) baseadas em leituras científicas para salvar as colheitas, negadas e mesmo substituídas por alternativas baseadas em suposições da população. Fora da ficção, os efeitos do negacionismo científico se apresentam similarmente na contemporaneidade brasileira. (Ideias fragmentadas) Sendo este perpetuado principalmente nas áreas onde o acesso à educação de qualidade é mínimo e é desencorajado pela ineficiência governamental na disseminação e aplicação da ciência no país. (Formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é imprescindível destacar a vitalidade da comunicação durante o compartilhamento dessa ciência. Semelhante ao conflito presente, tivemos, em 1904, a Revolta da Vacina, evento este marcado pela ira do povo para com a medida obrigatória de vacinação. Conquanto, ao analisar o contexto histórico, se torna compreensível, em vista que o governo vigente jamais se importou em explicar a importância da vacinação e direcionava sua economia para as metrópoles (Melhore a construção dessa ideia), que a população tendesse, como na atualidade, a acreditar em fontes não disseminadas pelo governo e os meios de saúde, devido à falta de acessibilidade de forma clara. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é incontrovertível o impacto do papel passivo do Estado na garantia da prevalência dos meios científicos sobre os demais. Na Constituição federal de 1988 é declarado como dever estatal a asseguração de medidas para acesso e distribuição, de forma igualitária, aos serviços envolvendo a saúde, a área mais afetada pelo negacionismo. Contudo, em vista do aumento do apoio a este movimento radical (Especifique-o) e a diminuição no número de brasileiros que procuram a vacinação e os tratamentos medicinais, é conclusivo que o governo fez a quebra com o proferido na conjuntura, ajudando indiretamente na prolongação do quadro alarmante. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, em vista do supracitado, é mister que o Estado reconheça sua influência na problemática, devido à falta de investimentos e promoção ao acesso à área científica, e trabalhe com o Ministério da Saúde na criação de um projeto governamental que vise, por meio da instalação de instituições educacionais públicas e divulgação midiática, o compartilhamento de informações e resolução de dúvidas da população sobre os meios científicos com a ocorrência de palestras e debates abertos feitos por profissionais da área da saúde e a apresentação de dados que comprovem a veracidade da ciência. Destarte, ocasionando, por meio da ampla disseminação clara do conhecimento comprovado, uma significativa diminuição do movimento negacionista e garantindo que idéias fundamentadas, como as de William, se tornem a voz da nação.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |