JXP - Negacionismo: política e mídia - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 20/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série “Ragnarok”, (Sem vírgula) é mostrada a cidade de “Edda”, cujos moradores negam tanto a possibilidade das suas geleiras derreterem, quanto a solução para a problemática. Saindo da ficção, é sabido que a situação do negacionismo científico é aparente no Brasil, agravado não só pela má direção política, mas também pelo crescimento de notícias falsas por meio da mídia (Muito bem. Apresentou a tese). Sem a intervenção para o imbróglio, é impossível a resolução do impasse na contemporaneidade. (Muito bem. Contextualizou o tema)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, percebe-se que, (Sem vírgula) a margem autoritária brasileira acaba por aumentar o problema. Conforme o livro “Utopia”, de Thomas More, quando os poderes que regem o país conquistam uma boa estrutura e conhecimento, conseguem passar para sua população a ciência e inteligência dos estudos que alcançaram. Porém, a situação hodierna contraria a ilusão descrita pelo inglês, onde  em que se vê uma sociedade desprovida de sapiência, (Sem vírgula) devido à falta de compartilhamento dos saberes científicos por meio dos que comandam o território, tornando o povo o maior alvo do negacionismo. (Boas discussões. Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o espalhamento das “fake news” deixa o corpo social verde-amarelo desconectado da verdade. Segundo Pierre Bourdieu, a mídia deveria ser um instrumento democrático, mas os acontecimentos contemporâneos vão contra o pensamento do sociólogo, onde tal conjuntura (meios de comunicação) são ferramentas para a distribuição de notícias falsas, mentiras e calúnias sobre o conhecimento da ciência, transformando o empecilho maior que a resolução no Brasil que é visto. (Explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, precisa-se de medidas para combater o negacionismo. Faz-se essencial, pois, que o MEC (Ministério da Educação), em parceria com o governo federal e escolas de todo o país, criem palestras (Muito bem. Apresentou o agente) e aulas sobre a ciência de vários campos de estudo, por meio da admissão de vários profissionais, que ressaltem a importância do conhecimento na sociedade hodierna. Além disso, é preciso trazer para a discussão a Constituição federal e suas implicações, para que haja a sapiência e, por consequência, o devido tratamento aos saberes do século XXI. 

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200