. (Sem ponto final) Na obra “Sociedade do Espetáculo”, do escritor francês Guy Debord, é retratada uma sociedade ideal, na qual o corpo social padroniza-se pelo discernimento social. Contudo, essa sociedade proferida pelo autor está muito distante da realidade brasileira, uma vez que inúmeros problemas, como os efeitos do negacionismo científico, dificultam que o país alcance o patamar proposto por Guy. Nesse contexto, fatores como a irresponsabilidade social e a negligência estatal agravam a situação. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, é fulcral ressaltar a insensatez social como impulsionadora do imbróglio. Nesse sentido, em meados do século XX, com o advento da Revolução Terceira Industrial Terceira Revolução Industrial, a revolução Técnico-Científica, a internet alcançou uma proporção mundial obtendo vários navegantes e, assim (Vírgula) tornando-se uma ferramenta fundamental para a propagação de notícias, principalmente nas mídias social. Entretanto, é fato que tal alcance muita das vezes não influencia positivamente, visto que milhares de informações discrepantes sobre os meios científicos são postadas diariamente por seus usuários, por exemplo as fake news. Por consequência, a parte da população que tem acesso a essas informações acabam acreditando e criando uma barreira para a aceitação dos benefícios da ciência para a nação. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é imperativo pontuar que o negacionismo científico deriva do negligenciamento estatal. Nessa perspectiva, em 1904, devido à falta de conhecimento popular sobre os benefícios da vacinação e de campanhas por parte do Estado, ocorria, no Rio de Janeiro, a Revolta da Vacina, um motim popular contra a vacinação anti-varíola. De maneira análoga, grande parte dos brasileiros tende a negação da ciência, pois as entidades estatais direcionam pouca atenção, no que concerne a investimentos, por exemplo, em campanhas e propagandas que expliquem sobre os benefícios dos métodos científicos para o bem-estar populacional. Logo, urge uma mudança dessa postura estatal, já que tal situação auxilia com o atraso no desenvolvimento do país.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do problema exposto, medidas são necessárias para conter o negacionismo científico no cenário brasileiro. Para isso, o Estado, no papel do Ministério Educação, responsável pela Política Nacional da Educação, deve investir, por meio de palestras com psicólogos, em campanhas nas escolas que alertem sobre as falsas notícias e suas consequências. Ademais, a fim de combater a desinformação, o Ministério da Saúde deve criar projetos de propagandas e campanhas nas mídias sociais que expliquem os benefícios da ciência. Destarte, o negacionismo científico não estará mais presente no Brasil e se aproximara as sociedade ideal de Guy.
Comentários do corretor
Cuidado: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |