Nos dias de hoje, fica cada vez mais claro os efeitos que o negacionismo científico causa em nossa sociedade. Fica mais veloz também a forma como é propagado, pois basta alguns minutos para que vídeos, fotos ou textos sejam enviados e compartilhados milhares de vezes nas diversas redes sociais, sem que antes tenha sido checada sua fonte e sua veracidade, acabando por entre muitas outras coisas, (Sem vírgula) espalhar informações ruins à respeito da ciência e dos benefícios que a mesma (Use quando houver ideia de igualdade) traz para nós. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, movimentos de repúdio a comunidade científica se intensificam, deixando mais claro o quanto muitos estão distantes do papel e da importância da ciência, a ponto de acreditar em algo pela quantidade de vezes que foi visto e/ou compartilhado e não pela certeza de que é verídico e confiável. (Abordagem limitada do tema)
(Boa estratégia coesiva) Posto isso, podemos conceber que para tentar conter essa onda de negacionismo à ciência, (Sem vírgula) deve-se popularizar a mesma tanto quanto as falsas informações se espalham. É preciso aproximar a população a comunidade científica e mostrar o quanto que as pessoas utilizam e precisam da ciência no cotidiano. Sendo que este contato pode ser feito por meio das universidades, que já apresentam projetos que interagem com a comunidade local e que podem ser expandidos por meio de visitas e eventos em outras comunidades próximas (Vírgula) e também por canais de mídias nas redes sociais.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |