"Efeitos do negacionismo científico na sociedade" - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 11/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Nos dias de hoje, fica cada vez mais claro os efeitos que o negacionismo científico causa em nossa sociedade. Fica mais veloz também a forma como é propagado, pois basta alguns minutos para que vídeos, fotos ou textos sejam enviados e compartilhados milhares de vezes nas diversas redes sociais, sem que antes tenha sido checada sua fonte e sua veracidade, acabando por entre muitas outras coisas, (Sem vírgula) espalhar informações ruins à respeito da ciência e dos benefícios que a mesma (Use quando houver ideia de igualdade) traz para nós. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, movimentos de repúdio a comunidade científica se intensificam, deixando mais claro o quanto muitos estão distantes do papel e da importância da ciência, a ponto de acreditar em algo pela quantidade de vezes que foi visto e/ou compartilhado e não pela certeza de que é verídico e confiável. (Abordagem limitada do tema)

(Boa estratégia coesiva) Posto isso, podemos conceber que para tentar conter essa onda de negacionismo à ciência, (Sem vírgula) deve-se popularizar a mesma tanto quanto as falsas informações se espalham. É preciso aproximar a população a comunidade científica e mostrar o quanto que as pessoas utilizam e precisam da ciência no cotidiano. Sendo que este contato pode ser feito por meio das universidades, que já apresentam projetos que interagem com a comunidade local e que podem ser expandidos por meio de visitas e eventos em outras comunidades próximas (Vírgula) e também por canais de mídias nas redes sociais.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200