Prisioneiros do obscurantismo - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 11/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra “A República”, Platão dialoga acerca do Mito da Caverna, no qual há prisioneiros que vivem na total escuridão, o que simboliza a ignorância. Porém, um dos indivíduos resolve sair e conhecer o mundo exterior, que representa a claridade e o conhecimento. Quando retorna à caverna, resolve convencer os demais presos a seguirem para a luz, mas eles não aceitam conhecer o ambiente da realidade devido ao medo. Assim, estão reclusos à ausência do saber. Na realidade, uma parcela da população brasileira dissemina “fake news” e abominam a verdadeira ciência, o que tem como consequência a influência para que várias outras pessoas acreditem no que é falso e neguem os benefícios do desenvolvimento e da sabedoria, assim como os presos  (Reveja a seleção lexical) do livro. Logo, é fato que o negacionismo científico apresenta-se como um perigo para a sociedade. (Delimite as discussões iniciais e formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é essencial ressaltar o que o filósofo René Descartes afirma sobre as informações veiculadas pelo senso comum. O pensador, a partir do princípio da fundamentação racional, afirma que se obtém o conhecimento a partir do ato de duvidar. Em outras palavras, é primordial pesquisar sobre um determinado saber científico, antes de veicular informações falsas, as quais podem influenciar outros indivíduos. Uma consequência das “fake news”, que deturpam e distorcem um fato, é a questão de que o ser é levado ao obscurantismo, assim como os prisioneiros da obra de Platão, e passa a negar e combater o desenvolvimento da Ciência. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o negacionismo científico encontra-se presente no cotidiano do Brasil. Para exemplificar, a crença do senso comum afirma que a vacina é uma forma de controle populacional. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 90% das “fake news” referem-se à vacinação, que é essencial para a prevenção de determinadas doenças. Os efeitos das falsas informações traduzem-se na realidade brasileira, como o retorno do sarampo no país, erradicado anteriormente com auxílio do desenvolvimento científico. Portanto, é essencial a conscientização dos brasileiros para que busquem o saber e, por exemplo, evitem que outras doenças retornem. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, urge ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em conjunto com a mídia, promover (Muito bem. Apresentou o agente) a conscientização dos brasileiros, de forma que questionem e procurem saber sobre um determinado assunto, assim como Descartes afirmou. Isso seria possível através da disseminação de cartilhas e panfletos pelos meios de comunicação. Assim, os indivíduos teriam senso crítico para distribuir informações verdadeiras e que contribuam para a credibilidade do saber científico. Dessa forma, as pessoas serão como o prisioneiro que se libertou da ignorância, no Mito da Caverna, e conseguirão informar os demais, evitando o negacionismo.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200