As consequências de negar o incontestável - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 11/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No ano de 1945, ocorreu um dos maiores massacres da história da humanidade conhecido como holocausto, no qual morreram milhões de pessoas, principalmente judeus, e mesmo havendo inúmeras provas concretas, muitas pessoas negam tal acontecimento, tirando a culpa das pessoas responsáveis e invalidando o sofrimento das vítimas. A ação de negar um fato ou conceito incontestável é extremamente irresponsável e gera consequências muito negativas à sociedade, podendo causar o agravamento de epidemias e pandemias e, por conseguinte, aumentar o número de infectados e de mortos por uma doença. (Muito bem. Apresentou a tese e contextualizou o tema)

(Melhore a estratégia coesiva) Exemplo de movimento negacionista (Vírgula) que vem ganhando cada vez mais força (Vírgula) é o antivacina, defendendo com argumentos sem respaldo científico que a vacinação é ineficaz e até mesmo prejudicial. Por conta destes negacionistas, os índices de imunização vêm diminuindo e doenças que já eram erradicadas estão reaparecendo. Tanto é (Reveja a seleção lexical) o impacto desse movimento que a Organização Mundial da Saúde (OMS) o incluiu em seu relatório dos dez maiores riscos à saúde global. Dessa forma, é evidente que a denegação da eficácia e da segurança de vacinas provada cientificamente, bem como a divulgação de desinformações acerca do assunto é um grande risco à saúde de todos. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Nos dias atuais, com a pandemia do coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro vem negando a gravidade de um vírus potencialmente mortal desde o início, rejeitando ofertas de vacinas e incentivando o uso da cloroquina, medicação que não possui nenhuma comprovação científica de sua eficácia. Sua política teve grandes consequências na sociedade brasileira, uma vez que o país chega ao número de 421 mil mortos e com uma média de 2 mil morte por dia, segundo o Jornal da Globo. Uma vez que o presidente negou a ciência, muitas mortes por covid-19 foram desencadeadas, gerando um dano irreversível, que é a perda de uma vida. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista as consequências que o negacionismo científico tem no país e no mundo, cabe ao governo federal estar ao lado da ciência (Muito bem. Apresentou o agente), estimulando-a e seguindo suas orientações em seus projetos políticos. Também é importante que a população como um todo esteja conscientizada a fim de evitar o espalhamento de desinformações e a negação àquilo que é irrefutável, pelos meios de comunicação e educação de qualidade.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200