Negação de fatos científicos - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 11/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988, conjunto de leis máximas do país, assegura no art.6° os direitos à saúde e à educação para todos os brasileiros. Entretanto, tal norma é desrespeitada, ocasionando (Vírgula) assim, graves consequências à sociedade brasileira devido ao negacionismo científico. Dentre tais resultados, citam-se a manutenção da estratificação social e a propagação de notícias inverídicas (Muito bem. Formulou a tese), cabendo ao Estado, (Sem vírgula) desenvolver medidas que solucionem tal problemática. 

(Melhore a estratégia coesiva) A Independência do Brasil foi um importante ato que desanexou o território nacional do comando português. Todavia, no aspecto social, não houveram mudanças que favorecessem a população da camada mais baixa. Oriundo desse contexto, é perceptível que a divulgação de falsas informa-ções informações científicas contribuem para a alienação da ''grande massa social'', auxiliando (Vírgula) assim, no controle das ações desse grupo que agem de acordo com a ''cultura de massa'' descrita por Nietzsche. Tal ato favorece a contínua desinformação dessa parcela, formando (Vírgula) assim, um ''ciclo de ignorância''. (Melhore a apresentação dessas discussões)

(Boa estratégia coesiva) É notório (Vírgula) ainda, que esse comportamento de menosprezar os saberes da ciência proporcionam a disseminação de fatos inverídicos que podem prejudicar à saúde da população. Essa situação contraria os direitos inalienáveis à saúde e à informação, expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, fazendo com que doenças erradicadas, como o sarampo, ressurgem  ressurjam como re-sultados  resultados da diminuição de pessoas vacinadas contra essa enfermidade. Essa distorção socio-científica sociocientíficas não só prejudica o indivíduo, como também, (Sem vírgula) toda a coletividade, necessitando (Vírgula) assim, de medidas urgentes que solucionem esse cenário. (Reestruture as discussões apresentadas) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é incontestável as terríveis consequências da negação de fatos científicos no meio hodierno brasileiro. O Estado, através do Ministério da Saúde, deve (Muito bem. Apresentou o agente) divulgar informações cientí-ficas científicas verídicas, por meio da publicidade, em canais abertos de TV - durante os horários nobres, momento de maior audiência. Tal medida irá diminuir a desinformação da população, o que garantir-se-á o cumprimento das normas expressas na Carta Magna do Brasil.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200