Na Idade Média, Galileu Galilei, cientista italiano, foi perseguido pela Igreja Católica ao discordar das ideias que circulavam na época, propondo o Heliocentrismo. Segundo esse teoria, já iniciada por Copérnico, os astros giravam em torno do Sol, e não da Terra. Assim como o negacionismo científico na época trouxe atraso na humanidade, hoje ele faz o mesmo, dando ênfase a movimentos antivacina e à precariedade de investimentos na ciência. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, nota-se que essa aversão aos estudos científicos traz instabilidade a um processo essencial: a vacinação. Embora esse método tenha trazido a erradicação de muitas doenças (Cite alguns exemplos), ainda há quem duvide de sua segurança, o que nada mais é do que um resultado da rápida circulação de notícias falsas. Em 1904, por exemplo, a chamada ´´Revolta da Vacina`` levou moradores do Rio de Janeiro, Brasil, a confrontar a vacinação obrigatória, baseados na ideia de que, caso tomassem o imunizante contra a varíola, seriam ´´transformados em vacas``. Desta forma, é crucial que se evite a difusão de notícias de caráter falso. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, vê-se a queda de recursos destinados às pesquisas científicas no Brasil como consequência disso. Por mais que o Art. 218 da Constituição federal de 1988 estabeleça esse tipo de investimento como algo prioritário, as verbas que auxiliam estudos científicos brasileiros vêm caindo. Segundo a Academia Brasileira de Ciências, o país reduziu em 8,3% os recursos científicos, ocasionando um atraso técnico na sociedade brasileira. (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, portanto, medidas que evitem movimentos contra a medicina e que deem mais assistência aos cientistas tornam-se necessárias. Para tanto, as mídias sociais podem (Muito bem. Apresentou o agente) diminuir a disseminação de teorias falsas, por meio de filtros que mostrem quais delas possuem respaldo científico, a fim de que menos pessoas acreditem no inverídico. Por fim, esses fatos não ganharão notoriedade e, muito menos, ameaçarão o conhecimento verdadeiro. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |