No livro 1984, escrito pelo britânico George Orwell em 1949, é retratado uma sociedade distópica cujo governo é controlado por uma personalidade onisciente chamada de ‘’Grande Irmão’’, o qual tudo enxerga e ouve, além de ditar a forma como seus cidadãos devem pensar, opinar e até não questionar. Ao longo da trama, a narrativa revela a forma como o Poder Público manipulava a verdade para que se tornasse conveniente ao Grande Irmão, como em um dos trechos mais notáveis do livro, a afirmação de que a soma 2+2 resultaria em 5 era uma verdade incontestável. (Contextualize o tema e formule a tese com mais clareza)
(Melhore a estratégia coesiva) Fora da ficção, é fato de que nos dias atuais a ideia de ‘’criar sua própria verdade incontestável’’ tem se tornado cada vez mais popular ao redor do mundo. A negação de alguns conceitos básicos - já comprovados cientificamente - se disseminam principalmente pelas mídias sociais onde boa parte da população de diversos graus de formação têm acesso; além disso, pessoas públicas e de cargos notáveis como médicos, advogados e representantes do Poder Executivo federal, (Sem vírgula) reforçam essas afirmativas eloquentemente. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, indivíduos com acesso a essas informações sem procedência ou credibilidade, (Sem vírgula) reproduzem a mesma opinião e negam informações asseguradas pela comunidade científica, tal qual acontece com o movimento antivacina espalhado por diversos lugares do mundo, incluindo o Brasil; doenças já erradicadas no país voltaram a se manifestar, juntamente com a baixa na taxa de imunização. (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, se faz necessário que o Estado tome providências para erradicar o quadro atual. É imprescindível que o governo federal (Vírgula) juntamente ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), tornem os fatos científicos acessíveis a para todos os graus de instrução por meio das mídias sociais e veículos de informação, solidificando a ponte entre a comunidade científica e a sociedade civil. Além do investimento de verbas em prol de pesquisas e a criação de um banco de combate a notícias falsas/duvidosas. Assim, se consolidará uma sociedade livre da ''realidade escapista'', que valoriza a ciência e propaga o conhecimento.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |