2+2 = 5 (et - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 10/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro 1984, escrito pelo britânico George Orwell em 1949, é retratado uma sociedade distópica cujo governo é controlado por uma personalidade onisciente chamada de ‘’Grande Irmão’’, o qual tudo enxerga e ouve, além de ditar a forma como seus cidadãos devem pensar, opinar e até não questionar. Ao longo da trama, a narrativa revela a forma como o Poder Público manipulava a verdade para que se tornasse conveniente ao Grande Irmão, como em um dos trechos mais notáveis do livro, a afirmação de que a soma 2+2 resultaria em 5 era uma verdade incontestável. (Contextualize o tema e formule a tese com mais clareza)

(Melhore a estratégia coesiva) Fora da ficção, é fato de que nos dias atuais a ideia de ‘’criar sua própria verdade incontestável’’ tem se tornado cada vez mais popular ao redor do mundo. A negação de alguns conceitos básicos - já comprovados cientificamente - se disseminam principalmente pelas mídias sociais onde boa parte da população de diversos graus de formação têm acesso; além disso, pessoas públicas e de cargos notáveis como médicos, advogados e representantes do Poder Executivo federal, (Sem vírgula) reforçam essas afirmativas eloquentemente. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, indivíduos com acesso a essas informações sem procedência ou credibilidade, (Sem vírgula) reproduzem a mesma opinião e negam informações asseguradas pela comunidade científica, tal qual acontece com o movimento antivacina espalhado por diversos lugares do mundo, incluindo o Brasil; doenças já erradicadas no país voltaram a se manifestar, juntamente com a baixa na taxa de imunização. (As discussões precisam ser mais exploradas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Desse modo, se faz necessário que o Estado tome providências para erradicar o quadro atual. É imprescindível que o governo federal (Vírgula) juntamente ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), tornem os fatos científicos acessíveis a para todos os graus de instrução por meio das mídias sociais e veículos de informação, solidificando a ponte entre a comunidade científica e a sociedade civil. Além do investimento de verbas em prol de pesquisas e a criação de um banco de combate a notícias falsas/duvidosas. Assim, se consolidará uma sociedade livre da ''realidade escapista'', que valoriza a ciência e propaga o conhecimento.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200