[Sem título] - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 10/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Revolta da Vacina foi uma revolta popular de 1904, ocorrida no Rio de Janeiro, na qual aconteceu o protesto contra a vacinação da varíola. Com base nesse fato histórico, é possível analisar a similaridade com o atual cenário brasileiro, em que a ciência está depreciada, e com isso as mentiras decorrentes da falta de informação afetam a sociedade num todo. Isso posto, é de extrema importância o debate de tal problemática. 

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, o negacionismo científico é nocivo para a população, uma vez que causa a dúvida sobre algo cientificamente já provado, que (Vírgula) por consequência, a incerteza das pessoas em acreditar nos cientistas, e (Vírgula) infelizmente, essa grave situação é visível nos dias atuais (Melhore a progressão de ideias). Pode-se ter como exemplo os grupos anti-vacina antivacina e terraplanistas, que cresceram nos últimos anos, mesmo que tudo o que acreditam ser verdade, (Sem vírgula) já tenham sido refutadas cientificamente. Isso vai de  ao oposto do que diz o economista e filósofo Adam Smith, em que a ciência é o grande antídoto contra o veneno do entusiasmo e da superstição. Em suma, a descrença com a ciência atualmente é compartilhado por um alto número de pessoas, deixando os cientistas em descrédito no país. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, é possível afirmar a influência das redes sociais para tal problema, em que uma imagem com falsa informação é compartilhada por milhares, espalhando o desconhecimento. No artigo publicado na revista Organicon, por Pollyana Ferrari e Margareth Boarini, é falado do perigo que o negacionismo e a desinformação causam, pois alastram-se indiscriminadamente, gerando confusão à população, reforçando a negação da ciência. Com isso, muitos não procuram a veracidade dessas informações, sem pesquisar a opinião de profissionais da área. Assim sendo, se não houver medidas para reverter esse panorama, materiais falsos atingirão muito mais pessoas.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Educação (Vírgula) com parcerias de escolas, devem (Muito bem. Apresentou o agente) usar plataformas digitais e rede televisional, para mostrar vídeos com professores da área, desmentindo informações falsas. Ademais, as redes sociais devem ser mais rígidas em relação ao compartilhamento de informações errôneas, excluindo imagens ou post contendo esse material. Assim, o real conhecimento será cada vez mais consumido pela população, aumentando a valorização da ciência e cientistas no país.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200