Efeitos do negacionismo científico na sociedade. BXA. - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 10/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O negacionismo científico é um problema recorrente na história da humanidade. No início da Idade Moderna, por exemplo, surge a Teoria do Heliocentrismo criada por Nicolau Copérnico, que constatava que a Terra girava em torno do Sol, porém, a sociedade não reconheceu o estudo e se opôs duramente contra o cientista. De forma analógica, podemos observar o negacionismo no Brasil, onde se faz muito presente nas áreas ambiental e da saúde pública, gerando, assim, efeitos negativos na sociedade. (Muito bem. Contextualizou o tema)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é importante ressaltar que o Brasil possui em grande parte de seu território a Floresta Amazônica, que, no que lhe concerne, tem importância essencial para a vida humana e animal, necessitando de preservação. Porém, de acordo com o Jornal “O Globo”, em abril de 2021, o desmatamento na Amazônia foi recorde, efeito em que é agravado pela falta de adesão aos estudos científicos que mostram as consequências negativas do desmatamento para a sociedade na totalidade, visto que, em maioria, são madeireiras ilegais que intensificam o desmatamento desregrado em busca do lucro. Logo, o negacionismo científico se faz bastante presente nas questões ambientais, já que o mesmo sobrepõe o estudo da própria ciência, visto que é adotado mais facilmente pela sociedade. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, se faz relevante os efeitos que este negacionismo traz para a saúde pública. No início do século XX, houve a “Revolta da Vacina”, movimento negacionista adotado por alguns brasileiros por julgarem que, ao invés da vacina proteger, a mesma transmitia a doença. Tal oposição ainda se faz vigente nos dias atuais, em que é baseada em achismos ou por questões políticas, como, por exemplo, a resistência à vacinação em massa no Brasil, causando uma falta de imunização na população que pode acarretar a volta de doenças que já eram tidas como erradicadas, bem como a poliomielite e o sarampo. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário efetivar o combate ao negacionismo científico no Brasil. Para isso, se faz fundamental que o Ministério da Educação, juntamente com a escola, (Muito bem. Apresentou o agente) mantenha e amplie a disseminação do conhecimento científico acerca das principais áreas da compreensão humana, ação exequível através de propagandas e aulas temáticas desde o âmbito escolar ao público, para que, com o combate a esse negacionismo, as pessoas possam minimizar os efeitos negativos que o mesmo pode trazer para a sociedade.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200