Efeitos do negacionismo científico na sociedade - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 10/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O movimento terraplanista acredita que a Terra seja plana mesmo sendo comprovado cientificamente o contrário. Essa rejeição de  aos fatos comprovados é uma das principais questões envolvendo a ciência atualmente, uma vez que compromete seu desenvolvimento e corrobora para seu retrocesso em âmbitos como o da saúde e da História. Dito isso, por ser um agravante na sociedade, torna-se necessária a adoção de medidas para intervir na questão. (Boa. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, o negacionismo em conjunto com a desvalorização das universidades resultam na estagnação da ciência. Isso é devido à falta de apoio social e governamental que impacta negativamente nos avanços científicos, pois, (Sem vírgula) o conhecimento e a instituição são afetados pelo descrédito e pelo corte de verbas, (Melhore a progressão de ideias) um exemplo de descredibilização foi a fala do ministro da educação, Weintraub, de haver “balbúrdia” nas universidades. Dessa forma, o papel da entidade para com a sociedade, de promover seu desenvolvimento, é prejudicado assim como os próprios indivíduos. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade. A tese precisa ser retomada) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, negar a ciência implica em atrasos na saúde e na História, além de danos à população. Nesse cenário, o movimento antivacina ganhou adeptos e pôs vidas em risco (Vírgula) pois fez surgir doenças antes erradicadas, como a poliomielite, já na história existe aqueles que recusam a existência do holocausto. A partir disso, revela-se a falta de comprometimento com o corpo social, e de desentendimento da gravidade dos efeitos proporcionados pela prática do negacionismo. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a partir do exposto, nota-se a necessidade de enfrentar tal problemática. Para isso, é preciso que o Ministério da Educação (Muito bem. Apresentou o agente), em conjunto com os órgãos de produção científica, por meio de verbas públicas, formule propagandas publicitárias em redes sociais com a finalidade de ampliar a divulgação de projetos e trabalhos científicos, incentivando o debate crítico dos temas abordados, podendo (Vírgula) dessa maneira, combater a recusa do conhecimento. Além disso, também é importante que haja maior repasse de verbas para as faculdades públicas, pela Lei Orçamentária Anual. Logo, a sociedade e a instituição irão colaborar em conjunto para o progresso da ciência. 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200