Negacionismo, um mal presente na sociedade. - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 10/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A pandemia do coronavírus, (Sem vírgula) deu mais relevância a um tema debatido há anos, o negacionismo científico. Sempre existiu o negacionismo científico, até mesmo no período da gripe espanhola, em 1920; (Ponto final) O  livro do Ruy Castro, "Metrópole à beira-mar", relata que, apesar da maioria seguir a recomendação de ficar em casa, haviam negacionistas que faziam oposto. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) Infelizmente, este tipo de acontecimento ainda acontece em 2021 (Melhore a construção dessa ideia); um fator que contribuiu para a permanência do negacionismo científico é o apoio do Presidente da República, Bolsonaro; ele faz propaganda de remédios comprovadamente ineficazes, duvida da vacina, chamou o vírus de "gripezinha" em pronunciamento nacional, promove aglomerações, raramente usa máscara, e é contra a qualquer medida que combata a pandemia. Como resultado dessa campanha, o Brasil teve 12 milhões de infectados, 400 mil mortes, e colapso nos hospitais da maioria dos estados. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) A bióloga Adriane Wasko, uma cientista que usa as redes sociais para informar a população, disse para a BBC: "o mundo está mergulhado em notícia sobre a covid-19, as fake news, vêm influênciando (...) uma grande parcela da população. Esse cenário demonstra a importância da difusão do conhecimento".(Vírgula) ou seja (Vírgula) a difusão do conhecimento combate negacionismo científico. Um exemplo de campanha que seguiu a mesma linha de raciocínio da bióloga é a de Israel, o primeiro-ministro, Netanyahu, fez um vídeo incentivando a vacinação e uso da máscara, e também desmente ideias negacionistas; o vídeo dele colaborou juntamente com as demais medidas e contribuiu para a diminuição de casos e mortes diárias, freando o ritmo da pandemia. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que, (Sem vírgula) o negacionismo científico está diretamente ligado com  ao freamento de epidemias, e é necessário que o Ministério da Saúde e da Educação se uniram  unam em prol de uma campanha contra ideias negacionistas, para difundir o conhecimento através das redes sociais, rádios, e canais de TV.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade, de modo a evitar uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200