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Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 10/05/2021

Status:

Corrigida
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O artigo 3º da Constituição brasileira tem em um dos seus parágrafos, como objetivo principal da república do Brasil, garantir o desenvolvimento nacional, objetivo esse ameaçado por um problema antigo, mas que persiste nos dias atuais, o negacionismo cientifico. Seja por religião, fake news ou outro motivo, pessoas se negam a aceitar conceitos básicos e incontestáveis das ciências. Esse é um assunto grave que deve ser discutido e solucionado, pois pode colocar em risco o futuro do país e a vida humana. (Delimite as discussões iniciais e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) No filme "o físico", um jovem apaixonado por medicina, (Sem vírgula) descobre a origem da peste negra (infecção causada por pulgas infectadas) que se não tratada era mortal aos seres humanos, mas os religiosos da época acreditavam ser uma praga divina, causadas pelos estudos praticados pelo jovem e por isso ele é perseguido. Fora das telas isso também é uma realidade, com uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar várias pessoas que afirmam que a covid-19 (pandemia causada pelas coronas vírus) é uma praga divina, em razão das maldades e “idolatrias” contidas no mundo, mesmo já sendo comprovado cientificamente que a causa foi a mutação de um vírus já existente, o que gera uma desvalorização da gravidade desta doença. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Melhore a estratégia coesiva) A ciências é incontestavelmente importante (Vírgula) pois é através dela que temos tantas tecnologias e a medicina moderna, mas a negação de seus estudos leva a programas graves, como o movimento anti-vacina antivacina, que traz de volta a sociedade doenças antes erradicadas, como o sarampo que depois de anos voltou a apresentar novos casos, gerando custo ao governo com o tratamento, e também as notícias falsas sem fundamento científico que são facilmente espalhadas pela internet sem responsabilidade dos autores, como exemplo a de que limão ou a cloroquina curavam a covid-19, levando a automedicação e consequentemente a vários efeitos colaterais (Vírgula) ou em casos mais graves à morte, além de dificultar a propagação do tratamento certo e consequente estender a pandemia que ameaça a economia do país. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto é  são necessárias medidas para sanar este problema, o Ministério da Educação e da Justiça devem unir força para criar um projeto de lei que inclua a ciências na população e os espalhadores de fake news sejam punidos. Ação feita por meio de feira de ciências em todas as escolas do Brasil, onde alunos, professores e a população possam discutir, entender e participar de estudos científicos, além de punições como multa e até detenção a quem espalhar notícias falsas que envolvam conteúdo científico (Vírgula) e assim espera-se uma sociedade que conheça, pratique e acredite nas ciências.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200