Observando o cenário de 1999, na África do Sul, é notório que o surto da aids deu-se, primordialmente, pela negação de seu presidente, Thabo Mbeki. No século XXI, essa realidade não é diferente, visto que no Brasil, (Sem vírgula) a taxa de vacinação contra a poliomielite não foi atingida. Torna-se conhecimento diante desses fatos (Melhore a construção dessa ideia) que o aumento da taxa de óbitos e de notícias falsas são aspectos do negativismo científico. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Ao analisar alguns sites e seus conteúdos, é evidente que várias das milhões de notícias são de cunho duvidoso e completamente inapropriadas. Além disso, uma porção dessas notícias falsas ocorrem por interferência linha religiosa que, em grande parte, desqualificam as grandes vacinações e os seus efeitos. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Outro ponto importante é o grande aumento de óbitos no mundo, consequência direta da ideologia mal declarada. Convém lembrar que a direção de um Estado pode afetar diretamente no aumento e redução dessas taxas, sabendo-se afora a sociedade é o espelho da organização. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é inegável a existência das consequências do negativismo e, para haver uma melhora nesse âmbito, o Estado deve (Muito bem. Apresentou o agente) investir na educação e na verificações de notícias, visando sempre o melhor para a população. "A educação é a arma mais poderosa que vice pode usar para mudar o mundo", de Nelson Mandela. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Evite uma abordagem superficial. Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |