redação 2 - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 10/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Observando o cenário de 1999, na África do Sul, é notório que o surto da aids deu-se, primordialmente, pela negação de seu presidente, Thabo Mbeki. No século XXI, essa realidade não é diferente, visto que no Brasil, (Sem vírgula) a taxa de vacinação contra a poliomielite não foi atingida. Torna-se conhecimento diante desses fatos (Melhore a construção dessa ideia) que o aumento da taxa de óbitos e de notícias falsas são aspectos do negativismo científico. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Ao analisar alguns sites e seus conteúdos, é evidente que várias das milhões de notícias são de cunho duvidoso e completamente inapropriadas. Além disso, uma porção dessas notícias falsas ocorrem por interferência linha religiosa que, em grande parte, desqualificam as grandes vacinações e os seus efeitos. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outro ponto importante é o grande aumento de óbitos no mundo, consequência direta da ideologia mal declarada. Convém lembrar que a direção de um Estado pode afetar diretamente no aumento e redução dessas taxas, sabendo-se afora a sociedade é o espelho da organização. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é inegável a existência das consequências do negativismo e, para haver uma melhora nesse âmbito, o Estado deve (Muito bem. Apresentou o agente) investir na educação e na verificações de notícias, visando sempre o melhor para a população. "A educação é a arma mais poderosa que vice pode usar para mudar o mundo", de Nelson Mandela. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Evite uma abordagem superficial. Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200