Pode-se descrever ciência como a capacidade de observar, coletar e processar dados, (Sem vírgula) que geram informações úteis para a sociedade. Ela é, portanto, democrática por natureza, pois se baseia em fatos, e os fatos não tomam lados. Por isso, não há espaço para crenças, achismos e posicionamentos, ou seja, a ciência é imparcial. O negacionismo, todavia, pode ser definido como a recusa em aceitar fatos já consolidados pela comunidade científica, e anda lado a lado com a pseudo-ciência pseudociência e com as "fake news", essas sim, (Sem vírgula) enviesadas e fundamentadas em ideologias políticas, culturais e em opiniões. Isso gera, por conseguinte, diversos problemas e efeitos negativos para a sociedade. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é necessário salientar que o negacionismo é inerentemente prejudicial para a sociedade, uma vez que não busca a verdade e o bem comum. Exemplo disso é a disseminação de doenças e o consequente aumento do número de mortes humanas. É o que vem acontecendo com a pandemia do coronavírus, em que, (Sem vírgula) parte das pessoas são levadas a rejeitar dados científicos, como a necessidade do uso de máscaras e do isolamento social, da eficácia das vacinas, e a acreditar que medicamentos comprovadamente ineficazes contra a doença, são, na verdade, formas de tratamento precoce. Comportamentos como esses elevaram a quantidade de mortos e de pessoas infectadas, comprometeram a economia, enfim, instalaram o caos no país. De modo geral, portanto, o negacionismo contribui com o aparecimento de novas doenças e com o retorno das que já estavam controladas, tendo em vista o movimento antivacina. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Vale salientar, além disso, que o negacionismo também afeta o meio ambiente, eis que há quem se recuse a aceitar os impactos constatados pela ciência de atividades humanas sobre o meio ambiente, como o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que chegou a declarar várias vezes que não acredita no aquecimento global. Uma vez que as pessoas deixam de acreditar na existência de problemas ambientais, os esforços conjuntos que deveriam ser reunidos em prol da preservação do planeta são minguados, e, em vez disso, o desmatamento, a poluição e a emissão de gases estufa deixam ainda mais sequelas sobre a natureza. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o negacionismo representa um retrocesso para a sociedade, sendo necessário erradicar esse movimento a partir de ações governamentais, da comunidade científica e das redes sociais. Dessa forma, o Estado deve (Muito bem. Apresentou o agente) reprimir e punir indivíduos que divulguem informações sem embasamento científico, além de manter um site oficial com conteúdo atualizado dos dados corretos e suas respectivas fontes. As redes sociais, a seu turno, devem banir usuários que tenham essa prática. E, por fim, a comunidade científica precisa ajudar a democratizar o conhecimento que detém, divulgando as informações da forma mais simples possível, através de redes sociais, como Youtube e Instagram, com o objetivo de alcançar a maior quantidade de pessoas possível.
Comentários do corretor
Ótimas discussões, no entanto precisam ser delimitadas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |