Negacionismo Cientifíco em pleno século XXI - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 10/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra "Utopia" (Vírgula) de Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social é livre de conflitos e problemas. No Brasil, contudo, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, visto que, (Sem vírgula) os efeitos do negacionismo científico é um problema presente na sociedade. Nesse sentido, convém analisar as principais causas e consequências desse impasse. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Com efeito, entre os principais motivadores do escapismo científico por parcela da população, (Sem vírgula) está a falta de conhecimentos mais amplos sobre a ciência. Ora, durante a Primeira República no país, (Sem vírgula) houve a Revolta da Vacina, uma rebelião popular contra a vacina anti-varíola. Tal episódio, marcado pelo negacionismo à ciência, se deu entre outras causas, pela falta de esclarecimentos sobre a importância da vacina. Logo, é inaceitável que em pleno século XXI, mesmo diante de diversos veículos de informação, o escapimo cientifíco esteja presente no corpo social brasileiro. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, as consequências do problema em questão inclui a vulnerabilidade da saúde dos cidadãos. Para Sócrates, a vida sem ciência é uma espécie de morte, todavia, essa concepção precisa reforçada hodiernamente, uma vez, (Sem vírgula) que pessoas negam a ciência mesmo quando essa é usada em prol da saúde humana. Um exemplo disso são os movimentos antivacinas que propiciam o reaparecimento de doenças quase ou totalmente erradicadas, bem como, (Sem vírgula) as dificuldades maiores no enfrentamento de uma pandemia. Sendo assim, intervenções devem ser aplicadas de modo a conter os maiores impactos provocados pelas questões supracitadas. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Logo, cabe à mídia, responsável por disseminar informação e por moldar a opinião do grande público, promover ​​​​​​​(Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) campanhas que visem mobilizar os indivíduos sobre a relevância da ciência na preservação da saúde e sobre os efeitos prejudiciais provocados pelo negacionismo cientifíco.

Comentários do corretor


Ótimas discussões, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200