Na obra "Utopia" (Vírgula) de Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social é livre de conflitos e problemas. No Brasil, contudo, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, visto que, (Sem vírgula) os efeitos do negacionismo científico é um problema presente na sociedade. Nesse sentido, convém analisar as principais causas e consequências desse impasse. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Com efeito, entre os principais motivadores do escapismo científico por parcela da população, (Sem vírgula) está a falta de conhecimentos mais amplos sobre a ciência. Ora, durante a Primeira República no país, (Sem vírgula) houve a Revolta da Vacina, uma rebelião popular contra a vacina anti-varíola. Tal episódio, marcado pelo negacionismo à ciência, se deu entre outras causas, pela falta de esclarecimentos sobre a importância da vacina. Logo, é inaceitável que em pleno século XXI, mesmo diante de diversos veículos de informação, o escapimo cientifíco esteja presente no corpo social brasileiro. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, as consequências do problema em questão inclui a vulnerabilidade da saúde dos cidadãos. Para Sócrates, a vida sem ciência é uma espécie de morte, todavia, essa concepção precisa reforçada hodiernamente, uma vez, (Sem vírgula) que pessoas negam a ciência mesmo quando essa é usada em prol da saúde humana. Um exemplo disso são os movimentos antivacinas que propiciam o reaparecimento de doenças quase ou totalmente erradicadas, bem como, (Sem vírgula) as dificuldades maiores no enfrentamento de uma pandemia. Sendo assim, intervenções devem ser aplicadas de modo a conter os maiores impactos provocados pelas questões supracitadas.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Logo, cabe à mídia, responsável por disseminar informação e por moldar a opinião do grande público, promover (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) campanhas que visem mobilizar os indivíduos sobre a relevância da ciência na preservação da saúde e sobre os efeitos prejudiciais provocados pelo negacionismo cientifíco.
Comentários do corretor
Ótimas discussões, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |