Negacionismo científico: entrave para o desenvolvimento de um país - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 10/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No percurso da evolução da humanidade o homem tem lançado mão de técnicas das mais simples até as mais elaboradas, como a utilização do método científico para aperfeiçoar sua ação no meio onde se encontra. No entanto, historicamente, o conhecimento científico sempre esteve suscetível a movimentos que negam as suas descobertas, como na época de Galileu Galilei, em que houve uma negação a sua teoria de que a terra seria redonda, até os dias atuais com o movimento negacionista contra a cientificidade envolvida no combate a covid-19. Tal negacionismo pode provocar efeitos negativos na órbita estrutural, social e econômica da sociedade, além de legitimar a inação do Estado em cettos certos contextos. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, ao negar que o saber científico pode promover o surgimento de achados que podem subsidiar a criação de aparatos técnico-científico e tecnológico para o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade, o negacionismo pode causar entraves de diversas ordens a um país. Tomemos como exemplo o movimento que não acredita na eficácia da vacina e nas medidas sanitárias contra o coronavirus, pois a atitude de incentivar a superexposição das pessoas à doença pode acarretar um problema social de sobrecarga do sistema público de saúde, assim como o estímulo a não imunização da população pode intensificar o atraso do retorno das atividades econômicas. Portanto, essa postura de negação a ciência pode desestabilizar a conjuntura estrutural de uma sociedade. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o desprezo pelo conhecimento científico pode ser utilizado como meio para legitimar a inação do Estado diante de determinadas situações. Nesse aspecto, quando os dirigentes públicos não dão a devida credibilidade à ciência podem usar mecanismos que irão refletir diretamente no seu funcionamento, como a redução da subvenção destinada a essa área. Segundo a Sociedade brasileira para o progresso da ciência, os recursos financeiros direcionados à ciência vêm sendo reduzidos drasticamente desde 2015, o que tem dificultado o andamento de certas pesquisas. Logo, o negacionismo à ciência pode impactar o fomento a produção técnico-científica brasileira e, consequentemente (Vírgula) o desenvolvimento socioeconômico do país. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, faz-se necessário ações que possam minimizar os efeitos desse negacionismo. Para tanto, a comunidade científica (Vírgula) juntamente com outros setores produtores de conhecimento (Vírgula) d​​​​​​​evem realizar parcerias (Muito bem. Apresentou o agente) com os principais meios de comunicação com o objetivo de mostrar para a população a presença da ciência no nosso cotidiano e a sua importância para a sociedade. Paralelamente, as entidades que representam a ciência no país devem enviar um manifesto as duas casas legislativas do Congresso, reivindicando maior investimento para as pesquisas científicas, já que a lei de orçamento anual é enviada a essas casas para aprovação e desse modo assegurar a continuidade de projetos e a geração de novos conhecimentos científicos relevantes para o crescimento do país.

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para aprimorar os negativos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200