Efeitos do negacionismo científico na sociedade - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 10/05/2021

Status:

Corrigida
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O negacionismo (Vírgula) ou seja, o ato de negar fatos já provados pela ciência vem se tornando comum atualmente. Na internet podemos ver várias publicações espalhando notícias falsas e negando fatos anteriormente já provados pela ciência como, (Sem vírgula) a Terra ser redonda, o homem ter pisado na lua e recentemente (Vírgula) no Brasil (Vírgula) durante a pandemia do vírus Covid-19, a ineficácia das vacinas e a insistência por parte do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro e seus apoiadores, no tratamento da Covid-19 com o medicamento hidróxido cloroquina hidroxicloroquina, mesmo depois da OMS (Desenvolva a sigla) ter comprovado a ineficácia deste tratamento. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Isso contribuí de forma negativa para o avanço da ciência de modo geral, gerando discussões desnecessárias e levando algumas pessoas deixarem de acreditar na ciência. Exemplo disso são pais deixando de vacinas  vacinar seus filhos, fazendo com que doenças já erradicadas voltarem  voltem a dar indícios no Brasil, como o sarampo. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Se mais e mais pessoas deixarem de acreditar na ciência, muitas doenças anteriormente já erradicadas voltarão a ter indícios e novas doenças não serão tratadas de forma correta, levando a sociedade a sofrer danos graves e alguns deles irreversíveis. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Para solucionar esse problema, o governo e a sociedade devem (Muito bem. Apresentou o agente) agir em conjunto, promovendo campanhas de imunização, pesquisando as notícias a fundo e descartando possibilidades ineficazes já provadas pela ciência. Espera - se com essa medida minimizar os efeitos do negacionismo científico na sociedade. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento, de modo a evitar uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200