A caverna de Platão atual - Efeitos do negacionismo científico na Sociedade - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 10/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A evolução da tecnologia contribuiu para o acesso à informação, mas ocorreu o processo inverso com a disseminação da informação por meio de conspirações e notícias falsas (Melhore a construção dessa ideia). Desse modo, deve-se analisar os efeitos do negacionismo científico na sociedade, ademais, os mecanismos do desconhecimento e como isso favorece o anticientificismo e suas consequências fatais. Assim, é necessária a quebra da ignorância presente na sociedade no século XXI. (Muito bem. Formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, vale destacar o desconhecimento como principal ferramenta do negacionismo científico, pois esse é gerado a partir de suposições. Nesse viés, o "Mito da Caverna", do filósofo clássico Platão, descreve como os indivíduos presos na caverna acreditam somente nas sombras, naquilo que é mostrado, e quando alguém conta-os os conta a verdade ela é desmentida e tida como louca (Reestruture essa ideia). De maneira análoga, as cavernas atuais produzem a desinformação através de conspirações, por exemplo, o movimento antivacina. Sendo assim, as pessoas se aprisionam e tomam mentiras construídas com verdade. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a reação em cadeia a desinformação leva as pessoas para suas consequências negativas, muitas vezes a morte. Nesse tocante, no ano de 2020 a pandemia da Covid-19 provocou mortes devido à inexistência de tratamentos eficazes e a falta de vacina para a prevenção, dessa forma, o uso de máscara, álcool em gel e a não aglomeração eram as únicas medidas. Todavia, grupos negacionistas espalhavam notícias falsas sobre tratamentos e vacinas enquanto indivíduos morriam. Desse modo, favoreciam para o aumento da transmissão do vírus e simultaneamente as mortes. Nesse enfoque, é notável os efeitos negativos do anticientificismo no corpo social atual. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, frente aos efeitos maléficos do negacionismo, incentivadas pela desinformação, são necessárias medidas. Urge às mídias sociais – Instagram, Facebook, Twitter, redes de televisão – promoverem (Muito bem. Apresentou o agente) propagandas informativas através de um perfil criado próprio para isso. Assim, lutar contra a desinformação e produzir fito de diminuir os efeitos maléficos do anticientificismo e, simultaneamente, contribuir para a disseminação de informação de qualidade visando o bem-estar. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200