Sociedade negacionista - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 10/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Define -se "Negacionismo" como um comportamento que tende a negar a própria realidade vivida. No caso do negacionismo científico, há uma negação da ciência com potencial de causar graves consequências para a sociedade, que afetam todos os seus eixos. Sendo assim, é necessário a análise das causas e consequências dessa tendência. (Explore mais as discussões iniciais)

(Boa estratégia coesiva) Primeiro, é importante é a análise do que pode causar o negacionismo em um indivíduo. A disseminação de Fake-News fake news é uma delas. Segundo um estudo da Psafe, empresa de cibersegurança, 75% dos brasileiros já foram afetados por algum tipo de Fake-News, nos últimos anos. Isso mostra claramente que, (Sem vírgula) a negação da realidade por parte da população está ligada à disseminação de notícias falsas por parte das pessoas. (Delimite e explore mais as discussões) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais,as consequências do negacionismo afetam as diferentes esferas sociais, sendo isso terrível (Melhore a construção dessa ideia). Para exemplificar, no Brasil, a disseminação de notícias falsas tem causado grandes atrasos para a sociedade nacional, como as errôneas informações de que vacinas não podem ser seguras, o que não procede, já que as mesmas passam pelo cuidadoso processo regulatório e sanitário em agências de saúde reconhecida mundialmente. Desfazendo (Vírgula) assim, o comportamento negacionista. (Explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Nesse cenário avassalador, medidas precisam ser tomadas para amenizar a situação. As entidades de governo, em parceria com redes de televisão, deve (Muito bem. Apresentou o agente) promover a cultura de anti-negacionismo na sociedade, por meio do rádio, tv e internet ,em um esforço de desestimular essa tendência. Tendo comercias de TV que estimulam as pessoas a evitar o negacionismo. Dessa forma, é possível resolver tal problema. (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


Evite uma abordagem superficial do tema proposto. Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200