A partir do século XIX, a ciência começou a adentrar o Brasil mais significativamente em razão da fundação do Museu Real, desde então o conhecimento dedica-se para crescer no país. Em contrapartida, o negacionismo científico coíbe este desenvolvimento e os resultados são o aumento de notícias falsas e o retrocesso. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Conforme fatos científicos são rejeitados, as fake news tornam-se difusas e, a partir de negações ao conhecimento, desenvolvem mentiras que potencializam a desinformação. Dessa forma, o indivíduo é afastado da verdade e limitado intelectualmente e, assim como disse o filósofo Max Horkheimer, o desejo de deter o poder de algo faz com que o ser humano seja dominado e perca seu caráter individual genuíno. Ou seja, a preocupação em possuir o poder da suposta verdade através do negacionismo de outras correntes de pensamento, (Sem vírgula) domina e cega, impedindo que a consciência adquira legitimidade. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) É certo que a falta de investimento igualmente a diminuição e/ou corte de recursos na área científica podem ser classificados como negacionismo, e esse comportamento gera retrocesso. Isso é demonstrado no levantamento desenvolvido pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), indicando que até outubro de 2019 mais de 17 mil bolsas de estudo foram perdidas devido à redução de recursos, isso mostra que oportunidades de desenvolvimento foram descartadas, impedindo o progresso científico no Brasil. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Logo, torna-se evidente a necessidade de impedir o crescimento do negacionismo, e isto deve ser feito através de incentivo ao acesso à informação. O governo brasileiro deve (Muito bem. Apresentou o agente) aceitar a ciência, suas recomendações e investir assiduamente na área, trazendo informativos sobre tópicos relevantes à população, bem como seus embasamentos, além da facilitação do acesso a artigos e conteúdos científicos. Assim, o Brasil atenua os impactos do negacionismo e ruma para o avanço tecnológico e valorização da ciência.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |