A tríade da mentira: negacionismo, desinformação e retrocesso - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 10/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A partir do século XIX, a ciência começou a adentrar o Brasil mais significativamente em razão da fundação do Museu Real, desde então o conhecimento dedica-se para crescer no país. Em contrapartida, o negacionismo científico coíbe este desenvolvimento e os resultados são o aumento de notícias falsas e o retrocesso. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Conforme fatos científicos são rejeitados, as fake news tornam-se difusas e, a partir de negações ao conhecimento, desenvolvem mentiras que potencializam a desinformação. Dessa forma, o indivíduo é afastado da verdade e limitado intelectualmente e, assim como disse o filósofo Max Horkheimer, o desejo de deter o poder de algo faz com que o ser humano seja dominado e perca seu caráter individual genuíno. Ou seja, a preocupação em possuir o poder da suposta verdade através do negacionismo de outras correntes de pensamento, (Sem vírgula) domina e cega, impedindo que a consciência adquira legitimidade. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) É certo que a falta de investimento igualmente a diminuição e/ou corte de recursos na área científica podem ser classificados como negacionismo, e esse comportamento gera retrocesso. Isso é demonstrado no levantamento desenvolvido pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), indicando que até outubro de 2019 mais de 17 mil bolsas de estudo foram perdidas devido à redução de recursos, isso mostra que oportunidades de desenvolvimento foram descartadas, impedindo o progresso científico no Brasil. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Logo, torna-se evidente a necessidade de impedir o crescimento do negacionismo, e isto deve ser feito através de incentivo ao acesso à informação. O governo brasileiro deve (Muito bem. Apresentou o agente) aceitar a ciência, suas recomendações e investir assiduamente na área, trazendo informativos sobre tópicos relevantes à população, bem como seus embasamentos, além da facilitação do acesso a artigos e conteúdos científicos. Assim, o Brasil atenua os impactos do negacionismo e ruma para o avanço tecnológico e valorização da ciência.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200