Os efeitos do negacionismo científico pode ser observado cotidianamente. Por exemplo (Vírgula) no começo da campanha de vacinação contra o Covid-19, (Sem vírgula) foi possível observar diversas fake news sobre os efeitos colaterais e se realmente prevenia contra o vírus, movimentos antivacina não ocorreram só com as vacinas contra o coronavírus, mas também com todas as outras, como a poliomielite e a tríplice viral. Temos também a ideia do terraplanismo, que vai contra tudo que a ciência já comprovou. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Por consequência de movimentos antivacinas, os marcos alcançados e os riscos de aumentar casos de paralisia infantil, sarampo, caxumba e rubéola são enormes. (Ideias fragmentadas) Pois uma vez que tomada a vacina, você cria uma imunidade que combate aquela doença, e caso você contraia, (Sem vírgula) os sintomas e a força serão menores (Melhore a construção dessa ideia). Mas se movimentos desse tipo persistirem a chance de mais crianças ficarem doentes será maior, e depois para reverter isso ficará mais complicado. As campanhas contra as vacinas da Pfizer, de Oxford ou CoronaVac, (Sem vírgula) prejudicam a todos, pois quanto mais tempo levar para a população se vacinar, maior será o tempo que levaremos a combater o novo vírus da covid. (Cuidado com uma abordagem tangencial. Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Além dos movimentos contra vacina temos também o terraplanismo que implica com toda a evolução cientifica que tivemos no decorrer dos anos e prejudica o desenvolvimento que poderíamos ter se mais pessoas acreditassem que a Terra é realmente um globo. Sobretudo temos fotos do planeta visto do espaço comprovando que é redondo, e as viagens feitas na época do “descobrimento” da américa que foram feitas em barcos, que também comprovam que a Terra tem o formato de uma esfera. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para combater o negacionismo as instituições científicas deveriam ter um diálogo melhor com a sociedade por meio das redes socias e campanhas, a fim de informar o certo e errado às pessoas e retirar dúvidas que fazem elas terem ideias contra tudo que é cientificamente comprovado. As escolas também deveriam não somente falar que se está no livro é verdade, mas passar por um processo de ensinar e explicar os métodos e conceitos de como se chegou até aquele resultado, fazendo assim a criança e ou adolescente ir atrás de explicações do porquê aquilo seria o certo e não aceitar tudo que se lê sem algum embasamento científico. Desse modo combateríamos também o avanço de fake news e a frase “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido” (Vírgula) de Sir Arthur Lewis se concretizaria.
Comentários do corretor
A abordagem do tema está superficial. Cuidado com uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |