EFEITOS DO NEG4CION1SMO CIENT1FÍCO N4 SOCIEDADE - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 05/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os efeitos do negacionismo científico pode ser observado cotidianamente. Por exemplo (Vírgula) no começo da campanha de vacinação contra o Covid-19, (Sem vírgula) foi possível observar diversas fake news sobre os efeitos colaterais e se realmente prevenia contra o vírus, movimentos antivacina não ocorreram só com as vacinas contra o coronavírus, mas também com todas as outras, como a poliomielite e a tríplice viral. Temos também a ideia do terraplanismo, que vai contra tudo que a ciência já comprovou. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Por consequência de movimentos antivacinas, os marcos alcançados e os riscos de aumentar casos de paralisia infantil, sarampo, caxumba e rubéola são enormes. (Ideias fragmentadas) Pois uma vez que tomada a vacina, você cria uma imunidade que combate aquela doença, e caso você contraia, (Sem vírgula) os sintomas e a força serão menores (Melhore a construção dessa ideia). Mas se movimentos desse tipo persistirem a chance de mais crianças ficarem doentes será maior, e depois para reverter isso ficará mais complicado. As campanhas contra as vacinas da Pfizer, de Oxford ou CoronaVac, (Sem vírgula) prejudicam a todos, pois quanto mais tempo levar para a população se vacinar, maior será o tempo que levaremos a combater o novo vírus da covid. (Cuidado com uma abordagem tangencial. Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além dos movimentos contra vacina temos também o terraplanismo que implica com toda a evolução cientifica que tivemos no decorrer dos anos e prejudica o desenvolvimento que poderíamos ter se mais pessoas acreditassem que a Terra é realmente um globo. Sobretudo temos fotos do planeta visto do espaço comprovando que é redondo, e as viagens feitas na época do “descobrimento” da américa que foram feitas em barcos, que também comprovam que a Terra tem o formato de uma esfera. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para combater o negacionismo as instituições científicas deveriam ter um diálogo melhor com a sociedade por meio das redes socias e campanhas, a fim de informar o certo e errado às pessoas e retirar dúvidas que fazem elas terem ideias contra tudo que é cientificamente comprovado. As escolas também deveriam não somente falar que se está no livro é verdade, mas passar por um processo de ensinar e explicar os métodos e conceitos de como se chegou até aquele resultado, fazendo assim a criança e ou adolescente ir atrás de explicações do porquê aquilo seria o certo e não aceitar tudo que se lê sem algum embasamento científico. Desse modo combateríamos também o avanço de fake news e a frase “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido” (Vírgula) de Sir Arthur Lewis se concretizaria. 

Comentários do corretor


A abordagem do tema está superficial. Cuidado com uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200