O pensamento científico já vem se desenvolvendo desde a Grécia Antiga, aproximadamente no século VI a.C, através da curiosidade do homem em busca de um conhecimento aprofundado de princípios básicos através da observação. A ciência está sempre se ampliando, com pesquisas, observações e explicações de determinados fatos e fenômenos. Durante milhares de anos ela vem melhorando cada vez mais nossa qualidade de vida. Então por que pessoas -negacionistas- insistem em desacreditar de um benefício e necessidade global, desfazendo de saberes incríveis e comprovados? Apenas por falta de humanismo e empatia? (Cuidado com expressões clichês)
(Melhore a estratégia coesiva) O conhecimento é uma necessidade humana, da qual deve ser adquirida com "inteligência" , é importante dar valor a uma informação e saber dela o contexto, o significado e a interpretação (Melhore a construção dessa ideia). Conhecendo então a importância da ciência, e desacreditando em fatos cientificamente comprovados, se torna falta de empatia por você, e pelo próximo (Reestruture). Tudo bem alguém desacreditar na eficácia de uma vacina, mas convencer as pessoas ao seu redor que é ineficiente, é uma demonstração de falta de amor, (Sem vírgula) pelo simples fato de estar colocando ambas das vidas em risco dependendo das variadas ocasiões. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Os negacionistas se impõem no "papel" de cientista e dá sua própria opinião diante de tal circunstância. O próprio presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, é um negacionista ao dizer que o Covid-19 é apenas uma "gripezinha" -de uma forma que diminui a letalidade de um vírus quem está cada vez mais resistente-, e também ao tentar convencer a população a tomar a medicação Hidroxicloroquina -não recomendada por médicos pelo fato de ter que ser ingerida com acompanhamento médico pelos efeitos colaterais, e por demonstrar ineficácia contra a Covid-19-, em quanto enquanto a única recomendação médica e científica é que todos se protejam, usem máscaras, fiquem em casa, se higienizem e esperem a vacina. Uma pessoa com tanto poder que deveria apoiar a medicina em momentos de pandemia, está "cancelando" quem vai contra seus argumentos colocando seu próprio povo em risco. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a educação é a melhor intervenção, o saber e a empatia em aprender será sempre, e em muitas ocasiões (Vírgula) a melhor opção, onde profissionais especializados conscientizem corretamente toda a população, e que a população não seja tão ignorante com a ciência, que parem de negar um bem necessário. Colaborar com a medicina, e não atrasá-la com "fake news", ajudar o próximo e não colocá-lo em risco, se trata de uma conscientização geral, mas vontade e amor próprio. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita. Evite construções clichês)
Comentários do corretor
As discussões não foram exploradas com muita produtividade. Cuidado com uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |