O mito da caverna (Vírgula) narrado por plantão, evidencia como a sociedade é alienada. No contexto atual, a população ver vê notícias e se convence sem antes verificar a veracidade, levando a problemas como: o negacionismo científico. Para mudar tal situação é preciso ter uma lição entre Estado e sociedade. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, temos que analisar o papel do Estado nessa questão. "Ordem e Progresso", (Sem vírgula) são é as palavras proferidas na bandeira do Brasil , entretanto o que se observa é a falta de investimentos na ciência (Melhore a construção dessa ideia). Nesse sentido, é necessário confiar e investir nos estudos científicos, como é pregado na Constituição federal: " garantir o desenvolvimento nacional". (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Somando a isso, a postura da sociedade precisa ser pensada. O filósofo Sócrates disse: " Só sei que nada sei", admitindo sua ignorância e indo em busca do conhecimento verdadeiro. Nesse viés, é preciso que a sociedade observe como a ciência é indispensável para a saúde, educação e meio ambiente (Vírgula) e a partir de então buscar a verdade sobre os estudos científicos. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, a parceria entre Estado e sociedade são cruciais na resolução desse problema. Portanto, o Ministério da Educação, (Sem vírgula) deve (Muito bem. Apresentou o agente) promover palestras em ambientes públicos sobre a importância da ciência, por intermédio de especialistas da área. Além disso, o governo pode aumentar nas universidades locais destinados a pesquisas dos cientistas. Assim, pode te um futuro onde os estudos científicos sejam respeitados.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas, de modo a evitar uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |