UMA SOCIEDADE PROGRESSISTA - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 05/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A" Ordem e progresso " estampado na bandeira do Brasil faz alusão ao lema do positivismo de Auguste Comte , cuja ideologia tem como objetivo o avanço da sociedade através da soberania da ciência e seus estudos , no entanto ,para que isso ocorra é preciso de uma corporação credora na razão .Sendo esse fato não recorrente no território nacional, pois hodiernamente há um aumento exponencial do negacionismo científico . Tendo como seus principais efeitos colaterais, (Sem vírgula) o crescimento da proliferação das fake news devido à desinformação e ignorância dos indivíduos ,além do enorme prejuízo causado no avanço da ciência e suas tecnologias, tornando a sociedade retrógrada e não progressista . (Muito bem. Contextualizou o tema)

(Melhore a estratégia coesiva) Visto que , (Sem vírgula) o avanço dos sofismas no território nacional é decorrente também da negligência da indústria cultural, pois , tendo ela o seu principal viés o lucro, sobrepõe-se o fornecimento de conhecimento por entretenimento para os indivíduos .Tornando as pessoas intelectualmente inativas , e inertes para o discernimento da veracidade das notícias que constantemente são bombardeadas. Exemplificando , as propagações de fake news em grupos de whatsapp , no qual muitos usuários disseminam falácias sem nenhuma preocupação com sua comprovação científica (Melhore a construção dessa ideia). Dessa forma , é preciso com urgência que haja o comprometimento da indústria cultural na transmissão do saber ,para que seja forjado o senso crítico no cidadão brasileiro. (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o mau uso dos veículos de comunicação torna ainda mais difícil os trabalhos científicos e os seus avanços tecnológicos . Tais como , (Sem vírgula) a proliferação da conclusão precipitada de que o uso do medicamento cloroquina tinha eficácia no combate ao covid-19, sendo essa notícia já desmistificada pelos cientistas . E a " Revolta da vacina ", durante a república da espada no Brasil., (Uso inadequado da pontuação) onde obstante a ignorância da população , juntamente com a ausência de empenho governamental no uso de campanhas educativas sobre a profilaxia da doença no momento vigente ,ocasionou um alastre desnecessário na cidade do Rio de Janeiro , podendo ser evitado com o acesso à informação. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que haja uma melhor execução dos trabalhos científicos sem a interferência inadequada da população, é necessário o auxílio do Ministério da cultura (Vírgula) juntamente com o Ministério da educação , ​​​​​​​(Muito bem. Apresentou o agente) que através dos meios de comunicação criem campanhas socioeducativas com maior austeridade no combate a propagação das fake news ,requerendo também apoio dos principais elementos da indústria cultural nesta incorporação. Com a finalidade de reduzir o eufemismo social diante da complexidade dos fatos expostos na comunidade brasileira , rompendo assim a utopia ainda vivida por muitas pessoas durante o século XXI.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200