Ao afirmar em sua célebre canção, "O Tempo Não Para", o poeta Cazuza faz, de certo modo, uma comparação entre o futuro e o passado. De fato, ele estava certo, pois os efeitos do negacionismo científico na sociedade brasileira não são um problema atual. Desde a Revolta da Vacina, (Sem vírgula) o mundo presenciou inúmeros movimentos que negaram fatos científicos, provocados pela desinformação da população. Do mesmo modo, na contemporaneidade, as dificuldades ainda persistem, seja pelas “Fake News”, seja pela ineficiência governamental. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, torna-se evidente que a desinformação da população contribui para esse cenário . A esse respeito, Hans Jonas, filósofo alemão, por meio do livro “O Princípio Responsabilidade”, aborda os problemas sociais e éticos criados pelos avanços tecnológicos, demonstrando a necessidade de haver uma nova ética para lidar com alcance sem precedentes do poder tecnológico, uma ética que impõe limites ao processo tecnológico. Nesse viés, com o avanço das novas tecnologias da informação as notícias falsas passaram a representar um grave problema ético, logo, é necessário que se crie um olhar mais crítico da sociedade em relação a certos tipos de notícias, para se evitar a desinformação e, consequentemente, esse tipo de ideologia que nega a veracidade dos fatos científicos . Desse modo, não há como buscar o desenvolvimento científico do país enquanto o Brasil ainda mantiver esse problema. (Delimite e explore as discussões com produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é válido destacar que os órgãos públicos não estimulam o desenvolvimento científico. Nesse sentido, a Constituição federal de 1988 assegura, no artigo 218, que o Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação. Todavia, o Poder Público se mostra incapaz de estender o direito constitucional para a nação, visto que, (Sem vírgula) as escolas e universidades não fomentam em seus alunos o desejo pela pesquisa científica, pois muitas vezes não têm recursos suficientes para incentivar esse tipo de iniciativa. Assim, enquanto o silêncio do Estado se mantiver, o Brasil será obrigado a conviver com a negação da ciência. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para mitigar os efeitos dessa problemática no Brasil atual. Para isso, o Ministério da Saúde (Vírgula) junto com o governo (Vírgula) deve (Muito bem. Apresentou o agente) promover campanhas informativas sobre os benefícios que a ciência já trouxe, assim, (Sem vírgula) como deve fomentar a pesquisa científica nas escolas e universidades, por meio de investimentos em infraestrutura para que se possa realizar esse tipo de trabalho. Nesse sentido, será possível formar cidadãos conscientes sobre os benefícios que a ciência já trouxe, e o cenário retratado no século XX (Vírgula) com a Revolta da Vacina (Vírgula) não voltará a se repetir.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |