Negacionismo científico: efeitos. - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 04/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O negacionismo, isto é, o não reconhecimento de um fato, pode ocorrer principalmente de duas maneiras: ao negar a seriedade de uma situação crítica e ao contestar a credibilidade das fontes tradicionais de conhecimento. Essas duas formas de negacionismo estão presentes na sociedade brasileira atual e geram consequências tanto para a gestão política e para a saúde pública quanto para a disseminação do conhecimento. Assim, importa analisar as causas e efeitos desse fenômeno que, em um contexto de pandemia, é fortemente alimentado ao mesmo tempo que torna-se um dos grandes obstáculos para a gestão pública. (Formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é relevante perceber que o negacionismo costuma ascender na sociedade em momentos de crise, já que instituições tradicionais mostram-se insuficientes para solucionar os problemas mais urgentes. No entanto, hoje o negacionismo ganhou ainda mais força por causa das redes sociais. Os novos meios de comunicação da atualidade contribuíram para pôr os negacionistas em evidência e disseminar suas ideias. Consequentemente, “fake news”, que em outros contextos seriam ignoradas, são utilizadas para descredibilizar fundações científicas e governamentais usualmente consideradas fontes confiáveis de dados e conhecimentos. Além disso, a desinformação produzida pelas “fake news” coloca a saúde da população em risco ao divulgar tratamentos para doenças sem fundamentação científica e descredibilizar tratamentos factíveis e medidas de combate à disseminação de doenças, principalmente a covid-19. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Da mesma forma, a vacina, principal estratégia de combate à pandemia, está sendo contestada pelos negacionistas. Mesmo antes da atual crise sanitária e independentemente do Brasil ser um dos poucos países com um sistema de saúde pública com calendário integrado de vacinação, casos de doenças, como o sarampo e a BCG, voltaram a crescer devido à diminuição na taxa de imunização. Esse fato é alavancado, principalmente, por pais que acreditam, sem fundamentação científica, que as vacinas possam ser prejudiciais para seus filhos. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Paralelamente, no âmbito político, o negacionismo pode gerar uma formulação inadequada da gestão pública. Isso pode ser observado no governo negacionista do presidente mexicano López Obrador. Ao negar a gravidade da pandemia, esse governo não formulou uma política de combate à disseminação da covid de forma eficiente e em tempo ágil, como é necessário, nem tentou garantir um rápido fornecimento de vacinas para seus cidadãos. Assim, a morosidade no planejamento público gerou para o México o título de terceira nação com o maior número de mortes por covid-19. (Reestruture as discussões apresentadas) 

(Boa estratégia coesiva) Posto isso, é de simples compreensão os efeitos que o negacionismo, tanto na esfera política quanto em relação à ciência, provoca para a sociedade. Assim, é de inegável relevância uma atuação conjunta do Ministério da Educação, pais e sociedade em geral (Muito bem. Apresentou o agente) para a promoção da educação, do combate à disseminação de “fake news”, além da promoção de políticas de transparência das instituições tradicionais de conhecimento para fortalecer a confiança depositada nelas e aproximá-las da sociedade.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Delimite e explore as discussões com produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200