A prosa literária "Macunaíma" (Vírgula) do escritor Mário de Andrade (Vírgula) é uma crítica ao regionalismo e pretende romper as divisões geográficas do Brasil. Considerado esse repertório,é fato que o contexto apresentado pelo autor citado pode ser relacionado ao mundo do século XXI: cada vez mais as pessoas se isolam em alguma ideologia e nela se baseiam como algo verídico. Nesse sentido,percebe-se a existência do negacionismo científico na sociedade atual. (Formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise,observa-se uma crescente alienação da população sobre determinados assuntos. Isso ocorre devido, principalmente, ao descontrolado bombardeamento de noticiários e opiniões no qual nas quais o indivíduo fica exposto sem saber discernir as verdades das inverdades.Conforme o físico teórico Albert Einstein,tornou-se aterrodoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa sociedade.Nesse viés,é necessário muita atenção sobre os conhecimentos que nos são apresentados pelas tecnologias de comunicação. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte,boa parte da população se opõe a atitudes benéficas,como por exemplo a vacinação,entre outras repercussões.Segundo o filósofo Jean-Paul Sartre,"cada ser humano é responsável por toda a humanidade,pois aquilo que escolhe para si está também escolhendo para os outros".Ante o exposto,a mentalidade de cada um deve está coerente com a realidade para o bem-estar coletivo. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto,é de extrema importância que os ministérios públicos intensifiquem as informações corretas sobre as diversas questões sociais por meio da mídia (como redes sociais, televisores e rádio).Assim teríamos uma população menos desarmônica, como o proposto por Andrade em sua obra ao almejar a quebra das barreiras que impedem a unificação nacional. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
A abordagem do tema está superficial. Delimite e explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |