Promulgada pela ONU (Desenvolva a sigla) em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde e ao bem-estar social. No entanto, o negacionismo científico impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática, visto que, (Sem vírgula) causa a invalidação da ciência e o surto de doenças, que consequentemente aumenta o número de mortes. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) A princípio, é crucial pontuar que, (Sem vírgula) a Idade Média foi um período com alto números de mortes por causa de doenças como a lepra e a peste negra, nos dias atuais, o avanço da ciência proporcionou a criação de vacinas eficazes, mais informações sobre doenças e suas transmissões, contribuindo assim para que não ocorra mais surtos de doenças, mostrando assim como a ciência é importante para a sociedade. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a negação da ciência vem acompanhada de desinformação, que deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no qual se refere, (Sem vírgula) à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto isso não ocorre no Brasil, visto que, (Sem vírgula) a falta de atuação das autoridades trás traz a invalidação e a desvalorização da ciência. (Abordagem superficial. Delimite e explore os argumentos com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para mitigar os efeitos do problema é necessário que o governo federal (Muito bem. Apresentou o agente), por meio do Ministério da Ciência, tecnologia e inovação e do Ministério da educação, invista em laboratórios em escolas públicas, facilitando o acesso de estudantes, assim formando futuros cientistas. Além disso, com a valorização da ciência nas escolas, vai propagar conhecimentos para a sociedade, diminuindo o negacionismo.
Comentários do corretor
Abordagem superficial do tema. Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |