A cada dia aumenta o número de pessoas que desacreditam dos cientistas, isso é notável em programas de entrevista na TV aberta e também em ''podcasts'', aonde em que os convidados demonstram seu ponto de vista dizendo não acreditar na ciência. Essas pessoas acabam influenciando os telespectadores que são leigos nesse tipo de assunto, isso faz com que o negacionismo cresça cada vez mais na sociedade, percebe-se que isso é um grande erro, pois, (Sem vírgula) a maioria dos que veem esse conteúdo tem um enorme banco de informações disponível em seu aparelho tecnológico, facilitando a pesquisa sobre ambos os lados. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Não só as entrevistas que causam essa influência, como também as ''fake news'',por exemplo, os cidadãos anti-vacinas antivacinas, que por meio de informações erradas em sites, (Sem vírgula) passaram a acreditar que essas foram produzidas para causar a morte, ao invés de servir como proteção para a população. (Abordagem limitada do tema)
(Boa estratégia coesiva) Ademais (Vírgula) até mesmo os superiores do governo passam uma visão errada sobre os cientistas, assim como dita na frase do presidente da República: ''Se você virar jacaré, o problema é seu''. Essa fala fez diversas pessoas começarem a sentir medo e pensar duas vezes antes de tomar a vacina, mesmo com fatos cientificos e testes comprovando que era impossível de isso ocorrer (Reestruture essa ideia). A partir dai (Cuidado com as marcas de oralidade) que o aumento de negacionistas na sociedade fica maior, isso demonstra o quão a população é inocente e facilmente manipulada com falsas informações. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Assim como citado antes, muito dessas influências são transmitidas através da TV aberta, sites, vídeos em plataformas digitais e entre outros lugares possíveis. Portanto, apresentadores e influenciadores digitais poderiam (Muito bem. Apresentou o agente) se reunir, organizarem-se e criar um programa aonde em que o objetivo é desmentir as notícias falsas que circulam no mundo digital, por meio de fatos científicos, falas de especialistas e fontes confiáveis. Com isso a sociedade conseguira identificar o que é a mentira que eles presenciam no dia a dia, os próprios ''podcasts'' poderiam comentar sobre, para que a verdade seja espalhada mais rápido, acreditam-se que com essa proposta o combate a ''fake news'' e o negacionismo fariam eles diminuir cada vez mais, chegando a um ponto aonde a maioria passe a confiar mais na ciência e deixar de lado boatos sem comprovação nenhuma.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |