A descrença na revolução científica - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 03/05/2021

Status:

Corrigida
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No livro "Utopia" (Vírgula) de Thomas More, é retratado um ambiente ideal, no qual a consciência coletiva e eficiência do Estado são ferramentas cruciais para o avanço da nação. Fora da obra, é fato que a recusa social em aceitar fatos científicos impede a concretização dos planos de More, já que representa um obstáculo para uma sociedade alienada e passiva como a brasileira. Nesse sentido, a forte mentalidade individualizada associada ao desvio de atenção do Estado, (Sem vírgula) proporcionam amplo sentimento de negação a fatos comprovados. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é válido reconhecer que o negacionismo científico é uma ocorrência atual. Isso, infelizmente, é uma consequência direta da mentalidade social formulada em padrões culturais. Além disso, é por causa dessa bolha sociocultural, (Sem vírgula) que a alienação é formada: ao presenciar o crescimento gradativo e frequente da falta de informações instituída a termos novos, as pessoas tendem a habituar-se ao confortável. De acordo com a escritora Simone Beauvoir, vive-se uma realidade firmada no senso comum, em que o conhecimento popular, adquirido pela observação e repetição de questões, formam estereótipos. Paralelamente, percebe-se que o indivíduo, inserido nesse panorama, é condicionado a padronizar a opressão a novidades como um fato cotidiano e normal, seguindo alienado. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, nota-se um aumento da negligência governamental acumulando-se na sociedade. Conforme a "Atitude Blasé"- termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel- ocorre quando o sujeito passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dar atenção. Em A priori, esse termo se assemelha ao descaso com problemas sociais transmitidos pelo Estado, que por efeito, (Sem vírgula) encoraja a população a ignorar os novos vislumbres tecnológicos e descobertas, tornando-se ignorante diante do problema, e cooperando com o surgimento de impactos. Sob esse prisma, entende -se que, ao analisar a permanência do determinismo e negacionismo adotado por campos nacionais (Vírgula) o ser humano inclina a adotar essa "Atitude", tornando-se passivo e inerte com a problemática.

(Boa estratégia coesiva) Fica exposta, portanto, a necessidade de medidas para mitigar a indiferença com a ciência. Destarte, as Secretarias de Educação (Muito bem. Apresentou o agente) devem desenvolver projetos educacionais, por meio de palestras e de dinâmicas que levem profissionais a debateram sobre aspectos científicos enfrentados no cotidiano, uma vez que diferentes perspectivas sensibilizam os estudantes. Outrossim, o Ministério da Saúde, aliado a mídias, deve redigir propagandas que visem informar a sociedade sobre os impactos de negar a ciência, a fim de mostrar seus impasses sociais, e se fazer presente em assuntos que envolvam o dever do governo. Somente assim, será possível combater o problema e obter um local como na “Utopia” de More.

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Delimite e explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200