No livro "Utopia" (Vírgula) de Thomas More, é retratado um ambiente ideal, no qual a consciência coletiva e eficiência do Estado são ferramentas cruciais para o avanço da nação. Fora da obra, é fato que a recusa social em aceitar fatos científicos impede a concretização dos planos de More, já que representa um obstáculo para uma sociedade alienada e passiva como a brasileira. Nesse sentido, a forte mentalidade individualizada associada ao desvio de atenção do Estado, (Sem vírgula) proporcionam amplo sentimento de negação a fatos comprovados. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é válido reconhecer que o negacionismo científico é uma ocorrência atual. Isso, infelizmente, é uma consequência direta da mentalidade social formulada em padrões culturais. Além disso, é por causa dessa bolha sociocultural, (Sem vírgula) que a alienação é formada: ao presenciar o crescimento gradativo e frequente da falta de informações instituída a termos novos, as pessoas tendem a habituar-se ao confortável. De acordo com a escritora Simone Beauvoir, vive-se uma realidade firmada no senso comum, em que o conhecimento popular, adquirido pela observação e repetição de questões, formam estereótipos. Paralelamente, percebe-se que o indivíduo, inserido nesse panorama, é condicionado a padronizar a opressão a novidades como um fato cotidiano e normal, seguindo alienado. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, nota-se um aumento da negligência governamental acumulando-se na sociedade. Conforme a "Atitude Blasé"- termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel- ocorre quando o sujeito passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dar atenção. Em A priori, esse termo se assemelha ao descaso com problemas sociais transmitidos pelo Estado, que por efeito, (Sem vírgula) encoraja a população a ignorar os novos vislumbres tecnológicos e descobertas, tornando-se ignorante diante do problema, e cooperando com o surgimento de impactos. Sob esse prisma, entende -se que, ao analisar a permanência do determinismo e negacionismo adotado por campos nacionais (Vírgula) o ser humano inclina a adotar essa "Atitude", tornando-se passivo e inerte com a problemática.
(Boa estratégia coesiva) Fica exposta, portanto, a necessidade de medidas para mitigar a indiferença com a ciência. Destarte, as Secretarias de Educação (Muito bem. Apresentou o agente) devem desenvolver projetos educacionais, por meio de palestras e de dinâmicas que levem profissionais a debateram sobre aspectos científicos enfrentados no cotidiano, uma vez que diferentes perspectivas sensibilizam os estudantes. Outrossim, o Ministério da Saúde, aliado a mídias, deve redigir propagandas que visem informar a sociedade sobre os impactos de negar a ciência, a fim de mostrar seus impasses sociais, e se fazer presente em assuntos que envolvam o dever do governo. Somente assim, será possível combater o problema e obter um local como na “Utopia” de More.
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Delimite e explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |