Na obra ¨Utopia ¨ (Vírgula) do escritor e filósofo, (Sem vírgula) Thomas More, retrata-se uma sociedade perfeita – ausência de conflitos e desavenças-. No entanto isso não condiz com a realidade, uma vez que o negacionismo é cada vez mais presente no Brasil. Nesse sentido vale ressaltar que a negligência do Estado e a influência midiática contribui para essa problemática. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, a ciência no Brasil não é valorizada, (Sem vírgula) devido ao desleixo governamental. Com a avaliação do ex-ministro Maurício Thuswohl, a ciência do Brasil está à beira do colapso, um dos exemplos é o descaso que está sendo contra a pandemia onde até pelo Sr. presidente já foi tratada como gripezinha (Construção confusa. Reestruture). Além disso, as pesquisas feitas pelas universidade estão sendo totalmente negligenciadas, pois ao mesmo tempo que cobra vacinas no país inteiro, desacredita do potencial dos pesquisadores. (Melhore a progressão de ideias. Explore mais a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a mídia influência diretamente na vida das pessoas. Ademais quando uma notícia fake é "jogada" na internet, a propagação é imensa, além das notícias sobre a vacinação contra o covid-19, notícias como, (Sem vírgula) chá de limão com bicarbonato de sódio cura o corona vírus, sem nenhuma comprovação científica as pessoas estão ingerindo , onde em grande quantidade pode ser prejudicial à saúde . (Abordagem limitada do tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para combater o negacionismo no Brasil. Assim, o Ministério da Saúde (Vírgula) junto com o Governo, devem (Muito bem. Apresentou o agente) investir em verbas nas pesquisas científicas das universidades públicas no país, além de promover campanhas para incentivar os jovens há a não desistir da ciência, com a finalidade de crescer cada vez mais cientistas no país. Só assim podemos conquistar uma sociedade proposta por More.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |