O negacionismo científico (Vírgula) crescente no século XXI (Vírgula) atinge as diversas camadas na ciência, como a rejeição ao modelo do globo comprovado a há séculos pelos terraplanistas (Essa ideia está confusa. Reestruture), a negação atual da veracidade da vacinação. Nesse contexto, tal problemática acompanha efeitos nocivos para toda coletividade. Isto posto cabe analisar a ascensão das fake news, bem como a má formação educacional das futuras crianças - como consequências dessa negação. (Muito bem. Apresentou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, notabiliza-se o crescimento da disseminação de notícias falsas. Dessa forma, em exemplificação, durante a pandemia de COVID-19 diversas frentes contra o desenvolvimento das vacinas surgiram. Essas negavam a sua atuação e, por conseguinte, abriam-se espaços para o engajamento e disseminação de medicamentos e receitas sem eficácia comprovada nas diversas redes sociais. Assim, tais fake news fomentam um trabalho contraproducente à erradicação do vírus. (Reestruture as discussões. Explore com mais produtividade as ideias)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, futuras sequelas educacionais são perceptíveis dentro dessa discussão. Segundo o naturalista Lamark e o filósofo Kant, a educação e o meio são fatores determinantes na formação humana. Em paralelo, jovens e crianças inseridas na atual realidade na qual a internet está mais rápida e presente, a influência desta transborda ao meio. Sob esse ângulo, torna-se descomplicado o recebimento da desinformação advinda de fontes negacionistas, o que proporciona convergência entre informações educacionais construtivas e destrutivas - propiciando lacunas educacionais nesses jovens. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, tendo exposto a questões que englobam os efeitos do negacionismo científico - interferências são necessárias. Desse modo, é vital a ação do Ministério da Educação (Muito bem. Apresentou o agente) na implementação de aulas, na grade curricular dos estudantes de ensino fundamental e médio, com profissionais qualificados entre professores, agentes federais de crimes cibernéticos e especialistas, sobre as fake news na esfera científica dentro da internet . Nesses encontros, o debate deve se estender às aulas de ciências naturais como conteúdo interdiciplinar - com o fito de elucidar os jovens e crianças sobre a veracidade dos conteúdos circulados nas redes em contrapartida aos apresentados nas escolas.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |