O negacionismo da ciência já se fez presente no momento histórico da "Revolta da Vacina". Nesta perspectiva, a rebelião contra a vacina anti-varíola, (Sem vírgula) assemelha-se ao momento presente, em que durante a pandemia de Covid, (Sem vírgula) a ciência é cada vez mais desmoralizada. Assim, mostra-se necessário pensar na denegação científica, uma vez que a rejeição estabelecida pela população e a crise na saúde configuram as maiores problemáticas desse pernicioso cenário de indeferimento. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) De início é notório destacar que a rejeição da vacinação, bem como das normas sanitárias, (Sem vírgula) são extremamente prejudiciais ao controle pandêmico. Prova disso recai nos dados de contaminações geradas pela negação da eficácia e descumprimento das medidas preventivas. Ademais, cabe ressaltar a crise na saúde, causadas pela fakes news e a negação perante a pandemia. Esse contexto envolve o compartilhamento da desinformação, como incentivo do uso de medicamentos não recomendados e a descredibilização do distanciamento. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que esse processo resultou na desmoralização da ciência, grande parte fundada por uma massa influenciada pela opinião do presidente da república. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Com o objetivo de alterar as negações cientificas é dever dos órgãos governamentais, bem como o Ministério da Saúde, (Muito bem. Apresentou o agente) transmitir informações comprovadas cientificamente à população, através dos meios de comunicação oficiais. Outrossim, cabe a estes a criação de medidas de avaliação da veracidade dos fatos, antes de sua divulgação (Vírgula) afim a fim de evitar a disseminação de notícias falsas. Somente assim a população voltaria a confiar na ciência, já que o estudo é sempre a melhor resposta.
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |