Desde a Antiguidade, os homens primitivos carregam consigo o comportamento de manada, ou seja, o sentimento de conforto ao acreditar em uma crença popular ou fazer algo que “todo mundo faz”. O problema é que o tempo passou e a inteligência humana não evoluiu (Melhore a construção dessa ideia), acreditando em tudo que se lê. (Contextualize o tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Atualmente, as redes sociais vêm adquirindo cada vez mais usuários e conectando o mundo, crescendo juntamente ao desejo popular de opinar e receber opiniões. Isto beneficia a comunicação interpessoal, porém, há também a desinformação em grande escala, através das fake news. Estas notícias falsas podem levar o povo a absorver conclusões distorcidas sobre conhecimentos científicos acerca de, por exemplo, contágio de vírus. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Um exemplo de negacionismo ocorreu na África do Sul, entre 1999 e 2008, onde o presidente Thabo Mbeki negava a gravidade do vírus HIV (Desenvolva a sigla) e o surto que vinha causando. A consequência? Hoje o país tem quase 20% dos infectados do planeta inteiro. O negacionismo científico coloca vidas em jogo. Para Adriane Wasko, bióloga e geneticista do IBB-Unesp, Instituto de Biociências do campus de Botucatu (SP) da Universidade Estadual Paulista, um cenário de epidemia ou pandemia demonstra a importância da difusão de conhecimento. (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para lutar é preciso conhecer o oponente, ainda mais quando se trata da saúde humana. Se faz Faz-se necessário que o Ministério da Saúde do Brasil, em conjunto com os órgãos de saúde como a Organização Mundial da Saúde (OMS), crie (Muito bem. Apresentou o agente) campanhas de conscientização acerca da força que a ciência tem para vencer doenças e curar pessoas. Também são necessárias ações de informação da população, com boletins diários, na televisão e redes sociais (Vírgula) e sem distorção, acerca do conhecimento científico atual, priorizando informativos sobre doenças e vírus em potencial como o SARS-CoV-2. Assim se espera que haja um melhor entendimento acerca da ciência, bem como as consequências de sua ausência.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Contextualize, na introdução, o tema com clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |