Na década de 70, século XX, a Revolução Científica e Informacional influenciou a realidade mundial, novas ideias e métodos podem ser validados de forma mais eficaz e confiável, houve melhoras na tecnologia e na medicina, por exemplo. Todavia, as comprovações científicas ainda são frequentemente ignoradas pelo população, causando efeitos como calamidades periódicas e permanentes, e a desinformação popular sobre assuntos prementes. Dessarte, vale enfatizar que o negacionismo científico no Brasil é influenciado (Muito bem. Formulou a tese) tanto pela negligência do Estado, quanto pela indiferença social à questão. (Ótima contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, a inércia estatal no tocante à ampliação dos investimentos direcionados ao desenvolvimento e valorização da ciência na educação é uma das causas da persistência dos dilemas vivenciados pela população brasileira. Isso porque a ausência de divulgação científica no meio social possibilita a disseminação de doenças e epidemias como o atual coronavírus que, segundo pesquisa do jornal Gazeta do Povo, já causou mais de 400mil mortes no país, apesar disso o conhecimento científico sobre assunto ainda é pouco valorizado socialmente. Logo, nota-se a inoperância do Estado acerca do tema, o que expõe a urgência de políticas capazes de mudar tal conjuntura. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, é fundamental destacar que a conduta social está potencialmente ligada à negação de fatos científicos. Nesse aspecto, a "atitude de blase'', termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel, ocorre quando o indivíduo age com indiferença em meio a situações que ele deveria dar atenção, ou seja, a sociedade infelizmente está conformada frente as inquietudes hodiernas, e também, (Sem vírgula) alienada à falta de conhecimento crítico sobre as realidades. Isso se evidencia, (Sem vírgula) no ativo compartilhamento de fake news em redes sociais sem avaliar a vericidade do assunto, o que dificulta a conscientização coletiva (Ponto final) Dessarte, a alienação no corpo social é um efeito do negacionismo científico no Brasil. (As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a urgência de medidas efetivas para amenizar a questão. Para isso, o Ministério da Educação (Muito bem. Apresentou o agente) deve promover políticas públicas de ampliação da aplicação e divulgação da ciência nas escolas e mídias, por meio de verbas da União, para garantir o cumprimento do direito à informação. Ademais, a sociedade - conjunto de indivíduos que partilham valores- deve atuar no combate a disseminação de fake news pelas redes sociais e comunidades, busca do conscientizar contra a "atitude de blase" (Melhore a apresentação dessa ideia), com propósito de mitigar os efeitos do negacionismo científico no Brasil.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |