Realidade Tupiniquim - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 02/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A obra “O grito”, do artista norueguês Edvard Munch, coloca em destaque um ser que experimenta extremo desconforto e pânico diante do desconhecido. Essa representação vai de encontro à ausência do sentimento de estranhamento social diante os efeitos do negacionismo científico na sociedade brasileira, visto que, contrário ao pensamento do personagem (Vírgula) a sociedade não mais se espanta, sendo indiferente a não compreensão do problema. Nesse sentido, torna-se evidente que essa situação tem origem no pouco incentivo governamental. Assim, não só tabus referentes a tecnologia, como também o acesso ao sistema de saúde nacional intensificam esse quadro. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, é indubitável que a falta de informação cria-se cria um preconceito sobre as descobertas científicas. A célebre série brasileira “O escolhido”, (Sem vírgula) mostra resistência da população ribeirinha do pantanal ao não permitirem a vacinação da sua aldeia, devido as suas crenças religiosas. Analogamente, essa narrativa não destoa da realidade tupiniquim, em que parte da população não acredita nos benefícios proporcionados pela ciência, pois há um enraizamento de um tabu, no qual a tecnologia significará o fim do ser humano, cristalizado pela contínua desinformação referente as novas descobertas que transformam e salvam vidas. Dessa forma, o que devia ser motivo de alegria e comemoração, transforma-se em desconfiança e medo. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, destaca-se o difícil acesso ao sistema de saúde como propulsor do problema em questão. Conforme matéria divulgadas pelo “portal de notícias G1”, 60% dos habitantes do interior do país não têm acesso a profissionais da área da saúde. Destarte, em razão da falta de médicos a medicina alternativa(curandeiros) está crescendo cada vez mais, consequentemente, o negacionismos científico ganha ainda mais força, devido à lentidão e burocratização do SUS (Desenvolva a sigla), (Sem vírgula) as pessoas veem tal medida como única opção para tratar as suas enfermidades. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. Logo, o Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente) deve criar uma campanha de conscientização sobre os benefícios científicos e os seus mitos, por meio de divulgação massiva nas principais mídias, tais como Rede Globo, Revista Veja e Grupo Folha. Desse modo, o tecido social se desprenderá de seus tabus e compreenderá a importância da tecnologia para o nosso bem-estar. Espera-se, como essa medida, minimizar os efeitos do negacionismos científico no Brasil. Ademais, o governo federal deve criar nas regiões do interior do país, escolas profissionalizantes, dessa maneira terá mão de obra qualificada para atender toda a demanda existente e proporcionar uma vida melhor aos brasileiros.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200