Maktub - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 02/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série americana "Bridgerton", o que qualquer donzela mais teme são os boatos. Eles, mesmo que infundados e mentirosos, possuem a capacidade de destruir suas vidas perante a sociedade. Já fora das telas, essas inverdades possuem um peso ainda maior, já que são as principais responsáveis pelo negacionismo científico na sociedade brasileira. Dessa forma, cabe analisar o reaparecimento de doenças já erradicadas e a desvalorização da comunidade científica como efeitos do impasse. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, urge analisar como o reaparecimento de algumas enfermidades está diretamente ligado à problemática. Segundo o físico alemão Albert Einstein, "Informação não é conhecimento". Sob essa lógica, grupos antivacinação menosprezam ambos, pois usam argumentos baseados em opinião para convencer a massa de que a vacina gera efeitos negativos. Além disso, muitos que não são adeptos à ideologia simplesmente esqueceram a importância da imunização e, também, não a fazem. Logo, isso menospreza o trabalho de quem luta pela segurança nacional porque coloca em risco a saúde pública futura. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, vale salientar que a comunidade científica é uma das principais vítimas do revés. No contexto atual, na luta contra o coronavírus, pesquisadores e cientistas batalham contra as "fake news". A coletividade, que deveria assistí-los na luta por mais investimentos e visibilidade, espalha uma total descrença com sobre o trabalho deles. Esse fato levou a bióloga e geneticista Adriane Waisko, do IBB- Unesp, a usar as redes sociais como forma de divulgar a verdadeira ciência, combatendo, assim, inverdades com informação. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Evidencia-se, portanto, a necessidade de medidas para mitigar a problemática. Dessa forma, cabe ao Ministério da Saúde e ao SUS (Desenvolva a sigla)- principais responsáveis pela saúde da população do Brasil - (Muito bem. Apresentou e fez detalhameto do agente) promover uma grande conscientização sobre a importância da vacina, mediante campanhas de vacinação com enfoque na regiões menos adeptas a ela, com o fito de prevenir antigas e novas epidemias. Ademais, as mídias sociais precisam ajudar os cientistas a divulgarem as informações verdadeiras, tão rapidamente quanto as falsas, fazendo com que a notícia chegue ao espectador antes do boato.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200