Cuidado que devemos ter com o negacionismo científico - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 01/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Ciência é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, é responsável pelas mudanças sociais que ocorreram desde o seu surgimento. Pode ser comprovado com importantes movimentos históricos como a Revolução Verde, com a agricultura mundial aprimorando as suas técnicas do uso de solo, e também temos o Iluminismo que foi responsável por causa da mudança de mentalidade das pessoas por meio das ciências humanas. Contextualize o tema com mais clareza e formule a tese) 

(Reveja a escolha do conectivo) Além disso, vale ressaltar que os avanços científicos, além da potência econômica, têm um papel fundamental na sociedade. Por meio dos medicamentos de baixo custo e também na criação de captação de água para levar pros lugares de seca, por exemplo, tornando-se possível com alguns problemas como a desigualdade social, que atinge a sociedade mais pobre (Vírgula) fazendo com que acaba marginalizando a sociedade. (Abordagem tangencial do tema)

(Reveja a escolha do conectivo) Para tanto, é indispensável que haja grandes investimentos nesse âmbito, assim como na melhoria da infraestrutura e na maior disponibilidade de verba para os cientistas. No entanto, dados coletados pelo jornal Estadão indicam que houve, em 2016, a pior crise financeira da história nos institutos de ciência dependentes do governo federal. Tal situação é, portanto, reflexo do descaso das autoridades governamentais e ocasiona prejuízos tanto à classe científica quanto à população em geral. (Abordagem tangencial do tema)

(Boa estratégia coesiva)) Deste modo é muito importante tomar cuidado com o negacionismo científico (Vírgula) pois isso acaba deixando fora da realidade (Melhore a construção dessa ideia). Logo, para a superação desse cenário preocupante, é papel do Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações (Muito bem. Apresentou o agente) criar centros de pesquisas, com ampla infraestrutura e dotados das tecnologias mais avançadas, que reúnam cientistas em prol do surgimento de inovações que possam ser implantadas na sociedade, de modo a promover, sobretudo, o desenvolvimento social e econômico do país. Ademais, o governo federal deve instituir a ciência como área prioritária de investimentos, ao lado da saúde e da educação. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema. Evite uma abordagem tangencial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200