Na série “Control Z”, por ser uma mulher trassexual, a personagem Sophia sofre diversos ataques dentro da escola que estuda, e isso quase a leva a uma depressão. Atualmente, está realidade se vê muito presente no Brasil, e por isso, (Sem vírgula) é necessário debatermos sobre como combater a transfobia no país. Dentro deste contexto, é indispensável levar em consideração a falta de debates e as raízes históricas como agravantes da situação. (Explore mais as discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante destacar a falta de discussão dentro da sociedade brasileira à cerca acerca das causas lgbt LGBT (Desenvolva a sigla). Nesse sentido, é certo dizer que sem o devido debate a população não conhece a luta transexual, tende a ficar com a mente fechada. Logo, percebe-se que a falta de debates pode acentuar o preconceito e dificultar o combate a transfobia. (Explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar as raízes históricas como propagadoras de costumes intolerantes na jornada do Brasil. Nesse espectro, é evidente que os conceitos ultrapassados perdurados por nossos antepassados ainda perduram no Brasil contemporâneo. Consequentemente, isso tudo faz com que o país se torne preconceituoso. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas para combater a transfobia no Brasil. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, por meio das escolas, fazer palestras (Muito bem. Apresentou o agente), para incentivar debates dentro da comunidade e assim tornar as pessoas mais abertas a trassexualidade. Dessa forma, poderá se evitar ataques transfóbicos, como ocorreu com a personagem de " Control Z".
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |