Violência contra os transgêneros - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A transfobia é uma realidade bastante pertinente no Brasil (Vírgula) e o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e trangêneros) sofrem racismo e discriminação constantemente. Nessa esfera, os transgêneros são os mais acometidos, sentindo-se incapacitados de realizar qualquer atividade diária, como concluir o ensino médio, trabalhar ou ir no supermercado. Nessa perspectiva, a pergunta que não quer calar é: Quais as consequências da transfobia no Brasil? (Reestruture as discussões iniciais)

(Melhore a estratégia coesiva) O público transgênero tem crescido diariamente no Brasil e no mundo, tomando espaço na sociedade e tornando-se capaz de desenvolver suas práticas de cidadania. Porém, de acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), as denúncias de violência contra o público LGBT cresceram em 94% entre os anos de 2015 e 2016, o que mostra que ainda é presente o preconceito e a discriminação no Brasil. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Melhore a estratégia coesiva) A população transgênera tem ganhado bastante visibilidade nas redes socais, comerciais de televisão e entretenimento. Um exemplo disso é a presença de um transgênero no reality show ‘’ De Férias com o Ex’’,o qual foi bem aceito por todos os participantes. No entanto, ainda é muito evidente na sociedade a ocorrência do preconceito, rejeição e assassinato contra as pessoas transgênero, o que ratifica que esta realidade está longe de acabar. Além de sofrerem a intolerância por meio da sociedade, alguns transgêneros também enfrentam discriminação dentro de sua própria família e amigos, por não serem aceitos como são. (Reestruture as discussões. Evite uma abordagem superficial)

(Melhore a estratégia coesiva) O público transgênero sofre dia a dia com a discriminação. Portanto, o governo e o sistema jurídico devem (Muito bem. Apresentou o agente) estabelecer penas mais duras para violência e assassinato contra os transgêneros. A mídia deve, através de comerciais apelativos, ratificar a importância de cada indivíduo respeitar o próximo. Instituições de ensino devem fazer palestras semestrais acerca da transfobia, para trazer o sentimento de igualdade e respeito nos adolescentes, visando a diminuição do racismo e da discriminação, iniciando pelas escolas.

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma abordagem limitada do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200