Combate a transfobia no Brasil - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em “O Alto da Barca do Inferno”, Gil Vicente — pai do teatro português — tece uma crítica ao comportamento vicioso do século XVI. Fora da ficção, o Brasil hodierno sofre as mesmas conotações no que se refere à persistência da transfobia. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude da insuficiência de leis e do silenciamento social. Logo, faz-se imperiosa a análise dessa conjuntura, com o intuito de mitigar essa perversidade brasileira. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) É indubitável, nesse contexto, que a questão da insuficiência de leis influi decisivamente na consolidação do problema. Segundo Aristóteles, a politica é a chave do afeto dos indivíduos de uma sociedade. Em oposição, no Brasil, o constante ataque a transgêneros não encontra o respaldo político necessário para ser solucionado, o que dificulta sua resolução. De acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), pouco menos de 90 transexuais foram assassinados no primeiro semestre de 2020, refletindo, de tal modo, a negligência governamental perante a tais violências. (Explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, ressalte-se que o silenciamento também configura-se como um entrave no que tange a questão da discriminação contra transgêneros. A filósofa alemã Hannah Arendt, em “Banalidade do mal”, refletiu sobre o resultado do processo de massificação da sociedade, o que forma os indivíduos incapazes de realizar julgamentos morais, tornando-se alienados e aceitando as situações sem questionar. O pensamento da filosofia está relacionado ao contexto de alienação da sociedade brasileira, na qual os sujeitos se calam diante das questões que prejudicam grupos menos favorecidos, desconsiderando a importância do Art.3° da Constituição federal de 1988 que garante, em tese, o bem de todos e repugnação a quaisquer forma de discriminação para o comprimento de direitos sociais. (Boas discussões)

(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente, portanto, que os caminhos para o combate a transfobia no Brasil, (Sem vírgula) apresentam entraves que necessitam ser revertidos. Para esse fim, é necessário a criação de projetos de lei que contemplem a questão da intolerância à a transexuais, pelas comissões da Câmara e do Senado, em parceria com consultas públicas. Tais consultas devem ser amplamente divulgadas nas redes sociais, para o público em geral ter acesso e se posicionar. Além disso, em tais consultas, seria viável disponibilizar uma cartilha em PDF que contemple de forma detalhada a proposta, a fim da temática ganhar respaldo legal, assim como a consciência por parte da população. Talvez, assim (Vírgula) seja possível construir um país de que Gil Vicente pudesse se orgulhar.

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200